Já se perguntou o que é HTTP, aquela sigla que aparece bem no início do endereço dos sites? Em resumo, HTTP é um protocolo da web que permite acessar e visualizar páginas por meio da troca de dados entre o seu navegador e o servidor de um website. 

Confira abaixo mais detalhes sobre o protocolo, bem como os principais códigos de erro que você pode esbarrar na internet.

Afinal, o que é HTTP?

Domínio de site
HTTP é um protocolo que permite acessar páginas por meio da troca de dados entre o seu navegador e o servidor de um site. Imagem: kpatyhka/Shutterstock

A sigla HTTP significa “HyperText Transfer Protocol” em inglês, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto em português. Esse protocolo capta as respostas que os servidores mandam ao seu navegador quando você digita a URL de alguma página. 

Essas respostas são identificadas por uma série de códigos, são eles que permitem detectar qual é o status de funcionamento de um determinado site. Quando é identificado um problema, como o erro de carregamento, é exibido um código de erro na tela, se trata do “HTTP Error”.

publicidade

E o HTTPS?

O HTTPS faz basicamente a mesma coisa, entretanto, conta com um certificado digital de segurança: o “Secure Sockets Layer”, conhecido pela sigla SSL. Dessa forma, o intercâmbio de dados é criptografado e ainda mais seguro.

O SSL é muito importante em lojas virtuais, por exemplo, onde os clientes digitam os seus dados pessoais e financeiros. O mesmo vale para qualquer outro site que trabalhe com formulários de cadastro.

O Olhar Digital conta com esse certificado, que pode ser visto na URL da página: https://olhardigital.com.br/.

Leia mais:

O que é um HTTP Error?

Erro Http 404
Um dos erros HTTP mais conhecidos da internet é o 404. Imagem: Jirsak/Shutterstock

O erro de HTTP, ou HTTP Error, são códigos que, como o nome indica, identificam erros que podem ser um problema do seu browser ou do servidor de uma página.

Quando você visita um site, o navegador solicita uma resposta do servidor (lembra de como o protocolo funciona?). O servidor responde com um código HTTP, que serve como uma ponte de comunicação entre o servidor e o navegador.

Os códigos de HTTP Error começam sempre pelos números 4 ou 5, que respondem por falhas tanto do seu navegador como dos servidores.

Quais são os principais códigos de erro

Para conseguir identificar os problemas mais comuns de navegação, é uma boa ideia conhecer pelo menos alguns códigos de erro HTTP. Separamos três deles: os erros 403, 404 e 503. 

O Error 403, significa que o servidor recebeu a solicitação do seu navegador, no entanto, não irá atendê-la. Isso ocorre quando seu navegador não tem autorização para acessar uma determinada página, ou seja, significa que o acesso foi negado.

O segundo é um dos mais conhecidos da internet. O Error 404 ocorre quando você digita uma URL e recebe a famigerada mensagem “ERROR 404 – PAGE NOT FOUND”. Os motivos ligados ao erro são: a página que você acessou não existe mais ou a URL do site mudou. Vale verificar ainda se você não digitou a URL errada!

Por fim, temos o Error 503, que significa que o serviço está indisponível no momento. Diferente dos outros, esse código envolve uma série de causas, como bugs em plugins ou no tema da página, falta de recursos ou problemas nos servidores e até mesmo ataques de cibercriminosos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!