Gobekli Tepe, ou Topo Barrigo, em português, é um dos sítios arqueológicos mais importantes do planeta. O local, no sudeste da Turquia, guarda o santuário religioso mais antigo o mundo e, aos poucos, vai revelando segredos de como a civilização como conhecemos começou.

Era na encosta ensolarada em que ancestrais pré-históricos se reunião ao redor de pilares megalíticos decorados para adorar suas divindades. Tudo isso mais de 7 milênios antes das primeiras pirâmides do Egito e de Stonehenge.

Leia mais:

Para os arqueólogos, o assentamento humano começou em Gobekli Tepe, que fica perto da fronteira turca com a Síria, há cerca de 12 mil anos. Lá, grupos de caçadores-coletores da Idade da Pedra se reuniram para construir o santuário. Mas, o local nunca chegou de fato a ser habitado.

publicidade

“Quando abrimos uma nova trincheira, nunca sabemos o que esperar. É sempre uma grande surpresa”, disse Lee Clare, do Instituto Alemão de Arqueologia, que escava o local desde 2013, em entrevista à agência internacional de notícias AFP. As primeiras descobertas de civilização pela região foram trazidas à tona em 1995, pelo arqueólogo e pré-historiador alemão Klaus Schmidt.

No local, foram encontradas imagens de animais esculpidas. Imagem: ndede/Shutterstock

Por enquanto, porém, ainda é difícil precisar quando tudo começou. Os estudiosos sabem apenas que a Pirâmide de Djoser, em Saqqara, que marca o início das sociedades estabelecidas, ocorreu apenas em 2700 antes de Cristo, bem depois do santuário de Gobekli Tepe.

Imagens de raposas, javalis, patos, lagartos e leopardos foram encontradas por Schmidt no local. Antes, a encosta era tida apenas como lugar de ritual. Mas, agora, evidências apontam para o início da vida sedentária. Edificações semelhantes, do mesmo período, já foram encontradas no norte da Síria.

Agora, o Ministério da Cultura da Turquia aumentou o financiamento para mais escavações na região. Além de Gobekli Tepe, a ideia é trabalhar em Karahan Tepe, que fica a 35 quilômetros, pois há suspeitas de que é ainda mais antigo.

Via: Phys

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!