Atualmente, além dos iPhones, a maioria dos aparelhos que rodam Android já contam com ferramentas que permitem editar vídeos sem muita complicação. Uma delas é o aplicativo Google Fotos, que além de manter um backup dos seus arquivos importantes na nuvem, também permite fazer ajustes em poucos toques.

Confira no guia abaixo como é simples tirar proveito de um dos recursos de edição de vídeo do app ‘Fotos’ no seu telefone.

Veja também:

Como ajustar o enquadramento de um vídeo pelo Google Fotos

1. O primeiro passo é abrir o aplicativo ‘Fotos’ no seu aparelho e procurar pelo vídeo que deseja editar na sua biblioteca. Toque nele para continuar.

publicidade

2. Em seguida, como no exemplo abaixo, toque na função ‘Editar’, que fica na barra inferior.

Como ajustar o enquadramento de um vídeo pelo Google Fotos
A opção ‘Editar’ conta com várias opções, uma delas é a de recorte de imagem. Imagem: Reprodução

3. Na próxima tela, também no menu inferior, toque em ‘Cortar’.

Como ajustar o enquadramento de um vídeo pelo Google Fotos
Ajustando os círculos brancos nas laterais, é possível cortar a proporção do vídeo livremente. Imagem: Reprodução

4. Agora, você pode prosseguir de diferentes formas. Se preferir cortar a imagem do vídeo livremente, é só tocar e arrastar os círculos brancos até chegar no resultado desejado.

5. Se preferir, toque no primeiro ícone (o quadrado com duas setas) para usar uma das proporções definidas pelo aplicativo. 

Como ajustar o enquadramento de um vídeo pelo Google Fotos
O ícone de quadrado em posição plana, a terceira opção, permite fazer ajustes mais avançados de perspectiva. Imagem: Reprodução

6. Tudo pronto? No fim, basta tocar em ‘Salvar cópia’ para que o vídeo já recortado seja salvo no seu aparelho como um novo arquivo. Se cometer algum erro no meio do caminho, basta tocar na opção ‘Redefinir’ para desfazer as alterações.

Pronto! Agora você já sabe como recortar um vídeo utilizado o Google Fotos. Vale destacar que os passos acima funcionam tanto no Android como no iPhone. Caso ainda não tenha o app instalado no seu celular, basta baixá-lo gratuitamente pela Play Store ou App Store.

  • Veja 5 dicas para aproveitar melhor o Google Fotos
  • Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!