Um software para rastrear sintomas da doença de Parkinson pelo Apple Watch foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) nos EUA hoje. O aplicativo pode rastrear automaticamente coisas como tremores, e permitir que pacientes relatem sintomas e gerenciem seu uso de medicamentos.

Rune Labs, companhia de neurologia, é a responsável pelo desenvolvimento do software, chamado StrivePD. Com ele, médicos vão poder acompanhar o progresso de seus pacientes e alterações nos sintomas do Parkinson, que causa movimentos involuntários e problemas de coordenação motora. Com a coleta de dados feita pelo Apple Watch, os pacientes não precisam tentar se lembrar dessas variações.

“Com todos os dados que coletaremos por meio dessa aprovação, vamos garantir que os participantes certos se inscrevam nos testes”, disse Brian Pepin, CEO e fundador da Rune Labs, em um comunicado

Pacientes já usam o app há cerca de um ano, mas a aprovação da FDA significa que as descobertas feitas através de Apple Watches podem ser usadas como dados de estudos clínicos em vários tratamentos para Parkinson, segundo o Stat News.

publicidade

O StrivePD usa a API Movement Disorder da Apple, lançada em 2018, para extrair informações sobre os tremores e movimentos involuntários associados ao transtorno. 

Leia mais:

Vale apontar que a Apple não está oficialmente envolvida com esse projeto da Rune Labs. No entanto, em 2021, pesquisadores da Apple publicaram dados mostrando que o Apple Watch pode rastrear com precisão as mudanças nos sintomas motores de pacientes com Parkinson.

Via The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!