Depois de inúmeros adiamentos, a NASA finalmente marcou uma nova data para o chamado “ensaio molhado” da missão Artemis 1. O teste, considerado o principal antes do lançamento, deve começar no dia 18 de junho e terminar no dia 20. Uma coletiva de imprensa está marcada para o dia 21, onde devem ser divulgados os resultados da análise. 

O foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial em tradução livre) é o primeiro foguete lunar da agência desde a era Apollo e a missão não tripulada para o satélite natural está prevista para agosto. O lançamento deve ocorrer na Plataforma de Lançamento 39B no Centro Espacial Kennedy (KSC), na Flórida, nos Estados Unidos.

O “ensaio molhado” é um teste para que a NASA possa abastecer o foguete e garantir o lançamento. “Durante o teste, as equipes de lançamento vão ensaiar operações para carregar propulsor nos tanques do foguete, realizar uma contagem regressiva completa de lançamento, demonstrar a capacidade de reciclar o relógio de contagem regressiva e drenar os tanques para dar-lhes a oportunidade de praticar os cronogramas e procedimentos que eles usará para o lançamento”, diz a agência em nota. A transmissão ao vivo acontece no  YouTube da KSC Newsroom

Ensaio molhado da Artemis

Essa não é, nem de longe, a primeira data do “ensaio molhado” da missão Artemis. O teste começou originalmente no último dia  1º de abril, mas, ao identificar uma série de falhas críticas no carregamento de hidrogênio líquido e oxigênio líquido nos propulsores do SLS, a NASA resolveu interromper o processo para dar prioridade ao lançamento da missão Ax-1, primeiro voo tripulado de caráter privado à Estação Espacial Internacional (ISS) sem a presença de um astronauta da ativa de qualquer agência federal, que aconteceu do dia 8 de abril.

publicidade

Assim, o ensaio molhado foi retomado na segunda-feira seguinte (12), com previsão de conclusão na quarta-feira (14). Dessa vez, as equipes responsáveis preferiram modificar os procedimentos, abastecendo com hidrogênio líquido e oxigênio líquido apenas o estágio principal, deixando de preencher o estágio superior.

No entanto, novamente as coisas não saíram como planejado, tendo sido suspenso o ensaio, com expectativa de retomada, a princípio, no dia 21 daquele mês. Depois de divulgar essa possível data, a NASA anunciou o recolhimento da pilha SLS + Orion de volta ao Edifício de Montagem de Veículos (VAB) para proceder com uma análise criteriosa e os reparos necessários na válvula defeituosa identificada na torre de lançamento móvel e um vazamento de hidrogênio em um dos braços umbilicais que ligam a torre ao foguete.

Leia mais:

Por volta das 7h da manhã do dia 26, pelo horário de Brasília, o megafoguete e a espaçonave Orion chegaram ao VAB, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, após uma viagem de 10 horas partindo da plataforma de lançamento 39B, de onde foram retirados para revisão.

Desde então, as equipes estão trabalhando na solução dos problemas identificados. A válvula defeituosa já foi substituída, e os engenheiros descobriram que detritos de borracha impediram que ela selasse corretamente. Segundo a agência, os detritos não eram parte da válvula, e sua origem permanece sob investigação. 

Imagem: NASA/MSFC

Eles também detectaram que alguns dos parafusos de um dos braços umbilicais que ligam a torre ao foguete se soltaram ligeiramente devido à compressão relaxada em uma junta, levando ao vazamento de combustível.

O  Programa Artemis visa estabelecer a presença humana na Lua novamente, mais de 50 anos depois da última missão lunar tripulada da história. A Artemis 1 será a primeira do programa lunar Artemis. Nesta missão inicial,  a cápsula Orion vai até o satélite natural da Terra sem tripulação, por cerca de um mês. 

Segundo a NASA, a missão poderá ter entre 26 e 28 dias de duração, ou de 38 a 42 dias, a depender do dia em que o SLS puder decolar. “A duração da missão é variada realizando meia volta ou 1,5 voltas ao redor da Lua na órbita distante retrógrada, antes de retornar à Terra”, explicou à agência em comunicado.

Se tudo correr bem, a missão Artemis 2 vai enviar astronautas em um projeto semelhante ao redor da Lua, no ano de 2024. Assim, em 2025 ou 2026, a Artemis 3 vai pousar astronautas perto do polo sul lunar.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!