Nesta terça-feira (14) acontece a chamada “superlua de morango“, cujo nome curioso desperta a atenção de muita  gente. Mas ao contrário do que se pensa esse fenômeno não altera necessariamente a coloração do satélite e o nome não tem ligação com isso. Pensando nessa curiosidade o Olhar Digital preparou um guia com o significado do nome dos principais fenômenos lunares que acontecem no mundo.

Lua de sangue

"Lua de Sangue" fotografada durante eclipse em 2014
Imagem: NASA

Uma Lua de Sangue é o resultado de um eclipse lunar total – quando a Terra está entre o Sol e a Lua. É o eclipse que vai mudar a coloração visível: a mudança ocorre por causa da atmosfera terrestre. Quando os raios de Sol passam por ela, pequenas moléculas que compõem a atmosfera espalham a luz azul, o que dá ao céu a cor azul.

Isso deixa a luz vermelha, refratada, para trás, na sombra. Quando ela recai sobre a lua durante um eclipse total, a coloração vermelha se torna visível. O mesmo efeito é o que torna o nascer e o pôr do sol avermelhados.

Superlua 

Imagem: Boscorelli – Shutterstock

Nesta terça-feira (14), tem início a lua cheia de junho, que conta com uma particularidade: neste mês, nosso satélite natural chega à fase completa ao mesmo tempo em que sua órbita elíptica faz sua aproximação máxima da Terra – ponto chamado de perigeu. Quando isso acontece, costuma-se chamar o fenômeno de Superlua, termo que se originou entre os astrólogos no final da década de 1970. 

publicidade

Chamada de “Lua de Morango”, esta será apenas a primeira Superlua de 2022, com uma segunda ocorrência em julho, denominada “Lua dos Cervos”. 

Primeiro, é preciso deixar claro que esses nomes se mantêm independentemente de ser uma Superlua ou não. No caso da lua cheia de junho, embora a definição “de morango” pareça indicar uma mudança na coloração do corpo celeste, o apelido está relacionado, na verdade, ao período de colheita de morangos nos EUA, e foi escolhido por povos norte-americanos originários que iam para o campo para o plantio de frutas, verduras e legumes. 

Leia mais:

Lua azul

Imagem: Paitoon Pornsuksomboon – Shutterstock

Apesar do nome, não, a lua não fica azul. A expressão se refere à segunda lua cheia em um mês de agosto. Como o ciclo lunar tem aproximadamente 29 dias, a cada dois anos e meio um mês tem duas luas cheias. Outra definição mais antiga de Lua Azul é a terceira de quatro luas cheias em uma única estação. 

Lua do lobo

Superlua vista com um castelo antigo
Imagem: Shutterstock

A Lua do Lobo (Wolf Moon) é a primeira Lua Cheia do ano, em janeiro. O nome vem da tradição dos nativos norte-americanos, que diziam que era o momento em que os lobos poderiam ser ouvidos uivando ao máximo, quando não havia comida suficiente para comer por causa do inverno.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!