Forza Horizon é um dos games de maior sucesso no mundo e referência para jogos de corrida, mas a ideia para sua criação surgiu de um jeito inusitado.

O game, que virou uma série de sucesso, fez tanto sucesso a ponto de muita gente se esquecer que se trata de um spin-off da série de games Forza Motorsport, que inclusive ganhará um novo game pela primeira vez desde 2017 conforme anúncio na Summer Game Fest, com lançamento previsto para 2023.

Em entrevista à revista GQ, Trevor Williams da Playground Games revelou como a ideia para a criação de Forza Horizon surgiu em uma reunião de outro projeto, que acabou rejeitado imediatamente.

Durante uma reunião com os criadores da franquia Forza, Alan Hartman e Dan Greenawalt, Trevor Williams da Playground Games tinha um objetivo: convencê-los de que seria interessante fazer um reboot da série de games da Xbox, a Project Gotham Racing.

publicidade

No entanto, Hartman e Greenawalt simplesmente não estavam interessados. “Era uma dessas histórias onde o bife se torna cinzas na sua boca, e eu estrava pensando, ‘como nós aguentaremos os voos para casa?’,” contou Williams sobre a reunião, que aconteceu em um restaurante em Los Angeles.

Mas, mesmo não interessados em fazer um reboot de Project Gotham Racing, Hartman e Greenawalt ainda queriam ouvir mais do que a Playground Games estava pensando. “Depois de cinco minutos, Alan estava tipo, ‘o que você faria com Forza? Para onde você levaria Forza?’ E nós apresentamos o que literalmente se tornou Horizon, quase em um guardanapo,” contou ele.

O primeiro game da série Forza Horizon foi lançado em 2011, quatro anos após o último Project Gotham Racing, que nunca foi revisitado desde então. PGR teve quatro games lançados para Xbox e Xbox 360, entre 2001 e 2007. Os games foram desenvolvidos pela Bizarre Creations, que foi adquirido pela Activision.

Leia mais! 

No entanto, de acordo com o IGN, a Xbox ainda possui os direitos de Project Gotham Racing, mas não se sabe de nenhum projeto relacionado a revisitar a série desde que ela foi descontinuada em 2010, com as atenções se voltando para Forza Horizon.

Quanto a Forza Horizon, os games se tornaram mais populares do que a série original de onde surgiu, com o último lançamento acontecendo em 2021, com Forza Horizon 5.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!