Com milhões de brasileiros trabalhando, estudando e morando fora do Brasil, é fundamental conhecer maneiras de movimentar valores de forma segura, e de preferência economizando nos gastos.

Por isso, separamos abaixo mais informações sobre ferramentas que oferecem soluções justamente para quem precisa enviar ou receber valores do exterior.

Veja também:

Como enviar ou receber dinheiro do exterior?

Aqueles que se encontram nessa situação, normalmente já conhecem algumas formas de transferir ou receber valores. Além dos métodos mais tradicionais, ou seja, através do seu banco ou pelos Correios, muitos preferem recorrer às plataformas digitais. Dois exemplos muito utilizados são o Wise e o Western Union. 

publicidade

Antes de escolher um serviço, tenha em mente que mesmo nas plataformas online você também terá que arcar com encargos, como ocorre em qualquer transação internacional. São cobradas a taxa de conversão e envio, o IOF (cobrado apenas nos envios de dinheiro do Brasil para o exterior) e o Swift (lembra dele?), uma tarifa cobrada pelos bancos para processar as transações.

Ainda assim, há alguns benefícios em optar pelos serviços online. Além de conseguir fazer tudo sem sair de casa, as taxas praticadas são mais baixas que as dos bancos, além disso, o processo, como veremos a seguir, é bem simples.

Plataformas para enviar dinheiro para o Brasil

Como mencionado antes, dois serviços muito populares são o Wise (conhecida antes como TransferWise) e o Western Union. Confira abaixo como os dois funcionam.

Wise

A plataforma possui cerca de 13 milhões de usuários cadastrados pelo mundo, segundo o site da empresa. Um dos destaques é o valor mais atrativo nas taxas. 

Para enviar dinheiro de outros países para o Brasil, a Wise cobra uma taxa de cerca de 1,4%. A cobrança varia conforme a moeda enviada e opção de pagamento. O limite por operação é de até R$ 250 mil.

Após a confirmação do pagamento, o dinheiro cai na conta do beneficiário em até 2 dias úteis.

Como enviar dinheiro pelo Wise?

Antes de começar, é preciso criar uma conta na plataforma, o que é feito clicando em ‘Criar conta’ na lateral superior direita. Em seguida, informe um endereço de e-mail válido e siga as instruções na tela. 

1. Na página inicial, verifique os valores que vai enviar, a tarifa logo abaixo e clique em ‘Começar’.

Como enviar dinheiro pelo Wise.

2. Na próxima página, selecione quem receberá o dinheiro. Se for outra pessoa, preencha o formulário seguinte com os dados do beneficiário e clique em ‘Confirmar’.

Para enviar dinheiro do exterior para o Brasil, você precisa dos seguintes dados do destinatário: nome completo; banco; agência; número da Conta; CPF; telefone e endereço.

3. O último passo é escolher uma das formas de pagamento disponíveis e depois clicar em ‘Continuar para pagar’.

Como enviar dinheiro pelo Wise.

No fim, o prazo para o depósito ser efetuado já começa a correr. Para pagamento via boleto, o prazo estimado no exemplo acima é de apenas um dia útil.

Western Union 

Um diferencial do WU é a possibilidade de conseguir enviar dinheiro tanto online como em agências físicas, são mais de 500 mil espalhadas pelo mundo. Dessa forma, o beneficiário não precisa necessariamente ter uma conta bancária, podendo retirar o dinheiro em uma das lojas da empresa.

Entretanto, apesar da comodidade, as tarifas praticadas costumam ser um pouco mais elevadas que as dos concorrentes. As taxas também variam de acordo com alguns fatores, como o valor enviado, país de envio e destino, como o dinheiro será recebido e a forma de pagamento escolhida.

O limite de transação até o fim do ano passado era de R$ 10 mil em envios para a Europa, o que na cotação atual fica em torno de 1.875,00 euros. Quando o envio é feito pela internet utilizando cartão como pagamento, o valor é disponibilizado em minutos. 

Como enviar dinheiro pelo Western Union?

Para enviar dinheiro de outro país para o Brasil pela WU, o remetente precisa ter em mãos os dados pessoais do destinatário. Também é preciso informar em qual local o dinheiro será retirado caso o saque seja presencial.

Após o acerto da transferência, o cliente recebe um código chamado MTCN, “Money Transfer Control Number”, ou número de controle de transferência em dinheiro em português. Este número deve ser guardado em segurança e repassado somente ao destinatário do dinheiro para ele conseguir efetuar a retirada.

Além das agências da empresa, outra forma de receber valores no Brasil pela Western Union é optar pelo saque nas agências do Bradesco.

1. Pelo site da plataforma, o primeiro passo para iniciar uma transferência é clicar em ‘Enviar dinheiro’.

Como enviar dinheiro pelo Western Union.

2. Na próxima tela, selecione a forma de pagamento que o destinatário prefere: retirar o valor em uma agência ou receber o dinheiro em uma conta bancária. 

3. Em seguida, confirme a forma de pagamento e clique em ‘Continuar’.

Como enviar dinheiro pelo Western Union.

2. Por fim, basta clicar em ‘Enviar dinheiro agora’.

Lembrando que se ainda não tiver um registro, será preciso criar uma conta na plataforma clicando em ‘Cadastre-se’ na lateral superior direita da página inicial.

Por fim, para consultar e comparar valores, a dica é acessar o site do WU para simular a operação. O mesmo também vale para o Wise.

É seguro?

Sim. Enviar dinheiro para outros países pela internet é tão seguro quanto efetuar uma transferência tradicional. Caso queira conferir se uma instituição é confiável, vale verificar o site do BACEN. Por lá, você consegue identificar todas as empresas que possuem autorização do Banco Central (BC) para realizar operações financeiras no Brasil.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!