O aplicativo de previsão do tempo pode ser utilizado tanto no iPhone como no Android para verificar como anda o clima na sua localização. Como já vem instalado de fábrica no seu celular, é possível acessar a previsão por hora, e até estimativas para os próximos 10 dias. 

Com as temperaturas em baixa nos últimos dias, especialmente no centro-sul do país, é uma boa ideia utilizar o recurso para não ser pego de surpresa pelo frio. Confira abaixo como tirar o melhor proveito do recurso no seu telefone.

Veja também!

Como verificar a previsão do tempo no iPhone

No iPhone, você pode consultar o clima a qualquer momento acessando o aplicativo ‘Tempo’. O app funciona utilizando a sua localização para mostrar dados mais precisos. 

publicidade
Como verificar a previsão do tempo no iPhone
Imagem: Reprodução

Caso encontre dados inconsistentes, confira se os ‘Serviços de Localização’ estão ativados acessando o caminho: Ajustes  > Privacidade > Serviços de Localização > Tempo. A dica aqui é ativar a ‘Localização Precisa’ para aumentar a precisão das previsões.

Imagem: Reprodução

Como adicionar o widget de clima

Outra forma de consultar o clima no iPhone é adicionando um widget na sua tela inicial. Para isso, siga os passos abaixo:

1. Mantenha o dedo pressionado na tela até os apps começarem a tremer. Na parte superior, toque no botão ‘+’ para abrir a galeria de widgets.

2. Em seguida, role a tela ou use a barra de busca para encontrar o widget do aplicativo ‘Tempo’.

3. No fim, selecione um dos três tamanhos disponíveis, toque em ‘Adicionar Widget’ e ‘OK’ na lateral superior direita.

Como adicionar o widget de clima

Se desejar, dá para alterar a posição do widget mais tarde. Basta manter o dedo pressionado sobre ele até que os apps comecem a tremer, depois é só arrastá-lo para outro local.

Como consultar a previsão do tempo no Android

No Android, as funções do aplicativo de clima são muito parecidas com as do iPhone, com previsões por hora e mais alongadas. Muitos aparelhos, inclusive, já vem com o widget de clima na tela inicial de fábrica. Se este for o seu caso, basta tocar sobre ele para conferir mais detalhes sobre a temperatura na sua localidade atual. 

Como consultar a previsão do tempo no Android
Arrastando com o dedo para cima, é possível conferir em detalhes como ficará o tempo nos próximos 10 dias. Imagem: Reprodução

Caso tenha problemas, verifique se a localização está ativada no seu telefone. Em um aparelho Galaxy rodando Android 12, você pode verificar isso acessando Configurações (ícone de engrenagem > Local). Na próxima tela, ative o botão em destaque.

O aplicativo de clima depende dos serviços de localização para funcionar corretamente. Imagem: Reprodução

Como adicionar o widget de previsão do tempo

1. Se não encontrar o widget de clima, mantenha o dedo pressionado na tela e toque em ‘Widgets’ na barra inferior. Em seguida, toque em ‘Clima’, selecione uma das opções disponíveis e toque em ‘Adicionar’. 

Como adicionar o widget de previsão do tempo
Imagem: Reprodução

2. No fim, selecione a sua localização e o widget aparecerá na tela.

Como adicionar o widget de previsão do tempo
Imagem: Reprodução

Dica extra: outra forma de verificar o clima no Android é pelo próprio widget de pesquisa do Google. Basta tocar na barra de buscas e digitar ‘previsão do tempo’. 

Imagem: Reprodução

Pronto! Lembrando que dependendo da fabricante, os passos acima podem mudar conforme a interface ou versão do sistema operacional.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!