A TV QN95B Neo QLED da Samsung foi pega trapaceando em testes de HDR. Aparentemente, as TVs estavam usando um algoritmo para detectar benchmarks HDR, e ajustando a saída da imagem para dar resultados de testes melhores do que realmente são.

Para entender o que acontece, vale apontar que organismos de certificação testam os recursos HDR de TVs usando uma janela de 10%, ou seja, 10% da tela inteira. O algoritmo da Samsung entrava em ação assim que a TV detectava que um benchmarking estava sendo realizado. 

O site FlatpanelsHD descobriu que a QN95B Neo QLED estava dando resultados HDR diferentes usando um tamanho de janela de 9% em vez de 10%. A TV também aumentava o brilho máximo em 80%, de 1.300 nits para 2.300 nits em testes de HDR. No mundo real, o brilho máximo do modelo nunca atingiu 2.300 nits.

Leia mais:

publicidade

A Samsung já se pronunciou sobre o caso, dizendo em uma declaração que a empresa não usa nenhum algoritmo com o objetivo de manipular resultados de testes específicos.

Vale apontar que, em março deste ano, foi descoberto que a Samsung estava limitando o desempenho de vários apps para poupar a bateria de celulares Galaxy. Isso pode configurar como manipulação de benchmarking. Nesse caso, a companhia se desculpou em uma declaração oficial e disse que consertaria o problema com uma atualização do sistema.

Via Gizmochina

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!