No começo deste mês, três taikonautas foram lançados à estação espacial da China pela missão Shenzhou-14, a bordo de um foguete Long March 2-F. Entre as funções a serem executadas por eles durante os próximos seis meses está a condução de 24 experimentos médicos em órbita.

Chen Don, Liu Yang e Cai Xuzhe, membros da missão Shenzhou-14, vão trabalhar na estação Tiangong por cerca de seis meses. Eles levaram 24 experimentos médicos para serem conduzidos no laboratório orbital. Imagem: Xinhua/Li Gang

De acordo com uma nota emitida pela Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) nesta quinta-feira (16), esses experimentos médicos espaciais foram projetados principalmente para estudar como o ambiente sem peso e os voos espaciais afetam os taikonautas.

publicidade

A tripulação deverá coletar fluidos corporais, como sangue, urina e saliva, para efeito de comparação com dados obtidos nas missões anteriores. Eles também usarão métodos ópticos não invasivos para medir a perda muscular e analisar metabólitos de urina.

Segundo Li Yinghui, vice-designer-chefe do sistema de astronautas do programa espacial tripulado da China, os dados coletados pelos taikonautas das missões Shenzhou-12 e Shenzhou-13 estabeleceram uma boa base para pesquisas subsequentes pela tripulação da Shenzhou-14.

publicidade

Além dos experimentos médicos, Chen Dong, Liu Yang e Cai Xuzhe também trabalharão em estudos para a exploração científica da vida, ecologia e biotecnologia.

Leia mais:

publicidade

Esta é a terceira tripulação enviada para concluir a construção da estação espacial Tiangong. Eles serão responsáveis por preparar a estação para a chegada de dois novos módulos: Wentian (“Busca pelos Céus”, que será lançado em julho) e Mengtian (“Sonhando com os Céus”, com lançamento previsto para outubro). 

Com a inclusão desses novos módulos, a estação espacial chinesa estará completa, alcançando o formato projetado em T, e terá 20% da massa total da Estação Espacial Internacional (ISS). O laboratório orbital da China terá vida útil de 10 anos, que poderá ser estendida por mais cinco anos com upgrades futuros.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!