Por volta das 20h30 da noite desta quarta-feira (15), moradores do município de Cidreira, no litoral norte do Rio Grande do Sul, testemunharam a passagem de um meteoro sobre a praia, que é uma das mais próximas da capital Porto Alegre, a 141 km de distância (99 km, em linha reta).

O fenômeno luminoso foi captado pelo Observatório Heller & Jung, que gentilmente cedeu as imagens para o Olhar Digital

publicidade

De acordo com o responsável pelo observatório, o professor Carlos Fernando Jung, diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) na região Sul, uma  análise inicial indica que foi um meteoro do tipo Earthgrazer, que faz parte da Chuva de Meteoros “Southern June Aquarids”, que ocorre neste período do mês e é bem escassa.

Leia mais:

publicidade

“Este tipo de meteoro não chega a ingressar totalmente na atmosfera e apenas passa por ela e volta ao espaço”, explicou Jung, revelando que o meteoro ingressou a uma altitude de 93,5 Km, e seu último registro foi a 89,5 Km de altitude. Ainda de acordo com o professor, o fenômeno teve 0,601 segundos de duração e uma magnitude de -2,22. 

Segundo o colunista do Olhar Digital, Marcelo Zurita, que também é diretor técnico BRAMON, são chamados de Earthgrazer os meteoros que “raspam” a atmosfera da Terra. “Acontece quando a rocha espacial atinge a atmosfera em um ângulo muito raso, e como a atmosfera é muito rarefeita nessa altitude em que é atingida, o meteorito acaba percorrendo longas distâncias e, muitas vezes, acontece de ele retornar ao espaço sem ser decomposto pela passagem atmosfera. Basicamente, ele ‘passa de raspão’ na Terra”.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!