Uma equipe de pesquisa da Universidade de Stirling, na Escócia, e do Instituto Max Planck e da Universidade de Tubingen, na Alemanha, pode ter descoberto a verdadeira origem e data do início da Peste Negra, doença que matou milhões de pessoas na Europa, Ásia e norte da África, há 600 anos. 

De acordo com a BBC News, análises do estudo sugerem que a doença começou no Quirguistão, na Ásia central, na década de 1330. Os pesquisadores chegaram a conclusão após avaliarem amostras antigas de DNA de dentes de pessoas enterradas em cemitérios da região. 

Peste negra
Peste Negra: estudo revela onde doença que matou milhões pode ter surgido. Imagem: shutterstock/Everett Collection

“Nosso estudo resolve uma das maiores e mais fascinantes questões da história e determina quando e onde o assassino mais notório e infame dos seres humanos começou”, afirmou Philip Slavin, historiador da Universidade de Stirling. 

A escolha do local para a pesquisa, no entanto, não foi ao acaso. Um aumento significativo de mortes no Quirguistão entre 1338 e 1339 foi notado pelos historiadores.

publicidade

De acordo com Maria Spyrou, pesquisadora da Universidade de Tubingen, a análise a partir dos dentes foi escolhida devido a estrutura ainda conter vasos sanguíneos e oferecer “uma grande chance de detectar patógenos transmitidos pelo sangue que podem ter causado a morte dos indivíduos”. 

No total, o DNA de sete esqueletos foram coletados. Os resultados encontraram a bactéria Yersinia pestis, responsável pela peste negra, em três deles. 

Leia mais! 

Os pesquisadores ressaltaram que mais amostras serão necessárias para “esclarecer o que os dados apresentados aqui significam de fato”. O estudo foi publicado na revista científica Nature, com o acesso livre. 

A peste bubônica 

A peste bubônica, chamada também de Peste Negra, é a forma mais comum da doença que ainda tem mais dois tipos; a peste Septicêmica Primária e a Pneumônica. 

Seu surgimento causou a pandemia mais devastadora registrada na história da humanidade, tendo resultado na morte de 75 a 200 milhões de pessoas na Eurásia, atingindo o pico na Europa entre os anos de 1347 e 1351. Acredita-se que a bactéria Yersinia pestis tenha sido a causa. O microrganismo geralmente é encontrado em ratos e pulgas (a picada transmite a doença). 

Entre os sintomas da peste bubônica estão inchaço dos gânglios linfáticos, que formam bolhas na virilha, axila e pescoço, febre, calafrios, dor de cabeça, fadiga e dores musculares. Segundo informativo do Ministério da Saúde, os pacientes ainda podem sentir confusão mental, náuseas e significativa alteração na pressão arterial.  

De acordo com o G1, de 2010 a 2015 foram reportados 3.248 casos em todo o mundo, incluindo 584 mortes.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!