O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (16) que mais um caso de varíola dos macacos (Monkeypox) foi notificado no Brasil. De acordo com a pasta, o caso foi confirmado em São Paulo, após exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz. 

Segundo informações da Agência Brasil, o paciente, de 28 anos, é morador de Indaiatuba (SP) e possui histórico de viagem para a Europa. Ele segue em isolamento e apresenta estado clínico estável. O caso é monitorado pelas secretarias de saúde municipal e estadual. 

Varíola dos macacos: Brasil confirma 6° caso da doença. Imagem: Irina Starikova3432 – Shutterstock

Com a adição, o país soma agora seis casos confirmados de varíola dos macacos; quatro em São Paulo, um no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro. Treze casos suspeitos estão sendo investigados. 

Varíola dos macacos no Brasil

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a doença pode ser transmitida pelo contato por meio de abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente. 

publicidade

Leia mais! 

Atualmente, não há tratamento específico para a doença, no entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os surtos serão controlados com a vacinação contra a varíola comum.  

Em recente entrevista ao Metrópoles, o Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou que o Ministério da Saúde já está negociando a compra das vacinas contra a varíola dos macacos para o Brasil. De acordo com o gestor, uma reunião com o fabricante já aconteceu e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) irá intermediar a aquisição. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!