A Tesla pode precisar fazer um recall de mais de 830 mil carros nos Estados Unidos após alguns veículos da empresa desligarem o modo de piloto automático um segundo antes de bater. A Agência Nacional de Transportes Terrestres dos EUA investiga o caso e pode exigir mudanças no Autopilot.

De acordo com a agência, 16 carros teriam desligado o piloto automático antes de colidirem. Esse funcionamento equivocado combinado com um motorista assustado com o risco de batida pode gerar um acidente grave, diz o anúncio. 

publicidade

Piloto automático da Tesla

O documento diz que o tempo de um segundo (e até menos em alguns casos) não é suficiente para que o motorista assuma o controle e evite o acidente. Esse mecanismo também seria uma forma da Tesla se livrar da responsabilidade de acidentes, já que a fabricante sempre alegou que não pode sofrer consequências por acidentes causados com o piloto automático desativado. 

A empresa explica que os recursos de automação, mesmo o autopilot, são de assistência, com o motorista precisando ficar consciente e prestando atenção durante todo o trajeto. No entanto, as autoridades americanas podem considerar que o tempo entre a mudança do controle automático para manual é insuficiente para evitar um acidente. 

publicidade

Leia também:

Vídeos mostram caminhão da Tesla em rodovias

Em um vídeo postado no Twitter, o caminhão elétrico da Tesla apareceu, sem reboque, trafegando em uma estrada na Califórnia, Estados Unidos. São poucos segundos de “aparição”, em que é possível vislumbrar detalhes principalmente de seu desenho frontal. Veja aqui.

publicidade

As cenas chegaram pelo perfil Tesla Owners Silicon Valley, com quase meio milhão de seguidores na rede social (que pode estar nas mãos de Elon Musk em breve). Voltada para os proprietários de veículos Tesla no Vale do Silício, a conta se apresenta como representando “apenas um clube”, ainda assim, as cenas que ela postou do caminhão parecem bem reais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

publicidade