Dicas e Tutoriais

Como participar de um leilão eletrônico da Receita Federal

20/06/22 16h55, atualizada em 20/06/22 17h09
Receita Federal

Receita Federal Créditos: Shutterstock

Na quinta-feira da próxima semana, dia 30 de junho, a Receita Federal realizará um leilão virtual de itens apreendidos. Serão 52 lotes envolvendo desde pedras preciosas, veículos, produtos de informática, vestuário, eletrônicos, videogames e acessórios apreendidos nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte

Segundo a Superintendência da RF no Recife, a participação é aberta tanto para pessoas físicas como jurídicas. Confira abaixo como participar.

Veja também:

Quais são os requisitos para participar do leilão?

Apesar do evento só acontecer na próxima semana, o recebimento de propostas já começou e vai até às 21h do dia 29 de junho, próxima quarta-feira. Para conferir o edital com a relação completa dos itens e demais informações sobre o leilão, acesse aqui.

1. De início, saiba que é obrigatório ter um certificado digital válido para conseguir participar (veja aqui como solicitar o seu). Pessoas jurídicas também devem estar inscritas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e em situação regular.

2. Em seguida, os interessados devem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) utilizando um certificado digital válido > opção de atendimento > “Participar de Leilão Eletrônico da Receita Federal”.

Tela de login do e-CAC. Imagem: Reprodução

A Receita Federal também realiza na próxima terça-feira (28) outro leilão no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com 63 lotes de produtos de informática, joias, roupas, eletrônicos, relógios, celulares e mais. Um iPad Mini, por exemplo, está com lance mínimo de R$ 100. A lista completa de lotes está disponível aqui.

As propostas serão recebidas até às 20h do dia 27 de junho, próxima segunda-feira. Também poderão participar tanto pessoas físicas como jurídicas. Os requisitos são os mesmo citados antes, é preciso utilizar um certificado digital válido para acessar o e-CAC > opção de atendimento > “Sistema de Leilão Eletrônico – SLE”.

Mais informações sobre como participar dos leilões da RF estão disponíveis no “Manual para participar do Leilão Eletrônico“.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Tags