A pandemia de Covid-19 evidenciou a necessidade de a sociedade sair para rua para realizar diversas funções, incluindo exames de rotina, como os famosos exames de sangue. Com a crise sanitária que impediu que as pessoas saíssem de casa pelo próprio bem, diversos exames acabaram sendo atrasados.  

Pensando nisso, a nova tecnologia chegou ao mercado, possibilitando a autocoleta de sangue para realização de exames. O processo funciona de maneira parecida com a medição de diabetes.  

Leia também!

O dispositivo da empresa Allcrom Instrumentos Científicos funciona com uma microperfuração no dedo ou, em caso de bebês, no calcanhar. E ao encostar a ponta do dispositivo no local perfurado, é coletada uma amostra de sangue.  

publicidade

Em breve, com o sangue coletado, o paciente poderá enviar a amostra para análise em laboratório de maneira rápida e prática pelos Correios, dispensando a necessidade de ir até um local específico para realização da coleta. 

Segundo a Allcrom, o produto já foi analisado e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e deverá ser apresentado na Analitica Latin America, Feira Internacional de Tecnologia para Laboratórios, Análises, Biotecnologia e Controle de Qualidade, que acontece entre 21 e 23 de junho, em São Paulo.  

Insulina é necessária para restaurar neurônios responsáveis pelo olfato
Imagem: peejhunt (Pixabay)

A empresa responsável pelo produto ainda alerta que a nova tecnologia poderá tornar menos traumático o processo de coleta de sangue para pessoas que possuem problema com agulhas.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de Análises clínicas (SBAC), cerca de 1 em cada 10 pessoas sofre com a aicmofobia, o chamado medo de agulhas, que pode causar a aceleração dos batimentos cardíacos, suor em excesso e até mesmo hiperventilação ou falta de ar. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!