Sabe aquele dia em que a pressa não deixa o celular chegar a 100% da carga antes de tirar da tomada? Seja por estar atrasado ou em cima da hora, ou mesmo pela impaciência. Mas, será que não carregar completamente prejudica a bateria do aparelho?

Além de fazer mal, o ato pode deixar a bateria viciada? E, por falar nisso, existe um percentual mínimo de quando colocar o celular para carregar ou só devemos ligar o telefone na tomada quando descarrega totalmente? O Olhar Digital consultou especialistas no assunto para tirar essas dúvidas!

Leia mais:

A bateria do celular pode ficar viciada?

Para responder a essa pergunta, primeiro é preciso entender que as baterias dos celulares atualmente são de íons de lítio. Assim, a vida útil é medida em ciclos. Cada ciclo medido é quando a bateria carrega completamente. Logo, ela não fica viciada.

publicidade

“A bateria possui, geralmente, um ciclo de 400 cargas que deve ser respeitado. O não cumprimento desse procedimento pode acarretar em danos precoces à bateria, como o tempo de vida reduzido”, explicou o engenheiro de produção eletrônica George Monte.

Especialistas esclarecem dúvidas sobre as cargas dos celulares. Imagem: Roman Krasnytskyi – Shutterstock

Isso, claro, se tratando das baterias com tecnologias mais atuais. Segundo o engenheiro eletrônico Eronides Neto, dependendo do material, existe essa possibilidade de “vício” na carga. “Essa perda é baseada na capacidade dos elementos químicos de reagirem, por isso, ela vai perdendo capacidade com o passar do tempo”, emendou.

Preciso esperar a bateria descarregar completamente antes de carregar?

A resposta é não. Se com 20% de carga restante, o aparelho alerta para bateria baixa, já dá para plugar o celular na tomada sem danos, segundo George Monte. “Você pode colocá-la para carregar sempre que quiser, porém note que a cada uma carga ‘completa’, equivalente a 100% dela, você vai contar um ciclo”, emendou Eronides Neto.

Então, posso tirar da tomada antes de completar 100% de carga?

Aqui, a resposta é sim. Mas, não custa um lembrete de Monte: “o recomendado ao carregar é esperar atingir os 100% de carga para evitar danos e contagem de ciclos desnecessariamente”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!