A tecnologia ContiRe.Tex deu à empresa de autopeças alemã Continental o título de Melhor Fabricante de Pneus de 2022 da revista especializada TTI (Technology International). Na premiação, realizada no último dia 13, estiveram presentes mais de 20 jornalistas e especialistas da indústria automotiva. Agora, os pneus, construídos a partir de garrafas PET recicladas, estão disponíveis à venda em toda a Europa.

Como supracitado, a principal inovação da tecnologia, apresentada no fim do ano passado, reside na estruturação. Para fabricar os compostos, a Continental utiliza fios de poliéster de alta performance obtidos a partir de garrafas de plástico. No processo de produção, a fabricante alemã garante que não faz uso de componentes químicos intermediários, o que torna o método ecologicamente correto — e também eficiente.

publicidade

Segundo a Continental, um conjunto de pneus padrão para carros de passeio usa cerca de 40 garrafas PET recicladas. De acordo com a empresa, a vantagem no uso dos fios de poliéster se dá em função dos cordões têxteis das garrafas, pois eles absorvem as forças da pressão interna do composto. Os pneus são confiáveis e permanecem dimensionalmente estáveis em temperaturas elevadas e sob altas cargas. Desde abril, eles figuram na linha de montagem da empresa.

Pneus da Continental feitos a partir de garrafas PET
Pneu GreenConcept utiliza 17% de materiais reciclados, incluindo garrafas PET (Continental/Divulgação)

Emprego no modelo GreenConcept

Graças à tecnologia ContiRe.Tex, a empresa alemã também criou o modelo GreenConcept, apresentado pela primeira vez no IAA Mobility do ano passado. Além de usar 35% de materiais renováveis, como borracha de dentes-de-leão, resinas e óleos vegetais, a companhia emprega 17% de materiais reciclados, como aço recuperado e garrafas PET, na carcaça do composto. Este novo tipo de componente, segundo a Continental, pode futuramente substituir o poliéster convencional.

publicidade

Atualmente, a Continental oferece três modelos de pneus feitos a partir de garrafas PET recicladas: PremiumContact 6, EcoContact 6 e AllSeasonContact. Os compostos com a tecnologia possuem o logotipo “CRM” (sigla para “contém material reciclado”, em inglês) nas laterais.

Leia mais:

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!