Um patch do Windows introduzido na última semana trouxe mais bugs para o sistema operacional, forçando a Microsoft a, ironicamente, lançar uma atualização para corrigir a outra atualização.

No último dia 14, o Windows ganhou o update “KB5014697”, uma atualização cumulativa que veio para corrigir uma série de problemas do sistema operacional. A missão foi cumprida, mas a alteração trouxe novos problemas, afetando funções relacionadas ao wi-fi e vários outros pormenores.

publicidade

Leia também

Microsoft teve que lançar uma atualização fora do cronograma para corrigir um update anterior, que trouxe diversos novos problemas a usuários do Windows 10 e Windows 11
Microsoft teve que lançar uma atualização fora do cronograma para corrigir um update anterior, que trouxe diversos novos problemas a usuários do Windows 10 e Windows 11 (Imagem: RoSonic/Shutterstock)

De acordo com diversos relatos na internet, o arquivo “KB5014697” simplesmente quebrou a função de hotspot wi-fi em alguns dispositivos, além de impedir que a maior parte das aplicações .NET abrissem.

publicidade

Mais além, o processo de login no diretório do Windows Azure e também do Microsoft 365 para dispositivos ARM também foram inutilizados.

Por causa disso, a Microsoft teve que lançar uma nova atualização, fora de seu cronograma normal (out of band update) que, segundo a descrição, “trabalha em um problema conhecido que afeta apenas dispositivos Windows com tecnologia ARM e pode impedi-lo de se logar no Azure Active Directory (AAD)”.

publicidade

A descrição segue dizendo que “apps e serviços que usem o AAD para fazer logon, tais como conexões VPN, Microsoft Teams e Microsoft Outlook, podem ter sido afetados [pelo problema]”.

Esse novo update também é cumulativo, atua em uma versão do Windows 11 (21H2) e três versões do Windows 10 (21H2, 21H1 e 20H2).

publicidade

De acordo com a Microsoft, essa atualização será baixada automaticamente via Windows Update, mas usuários já podem forçá-la manualmente por meio do catálogo do sistema. Caso alguém ainda não tenha feito o download da atualização problemática, a empresa recomenda baixar diretamente o novo patch, ao passo que usuários que já tenham atualizado suas máquinas apenas baixem o novo material. De qualquer forma, a situação será corrigida.

Se você não tem como fazer as correções agora, a Microsoft sugere migrar para as versões web das aplicações afetadas e, para os problemas dos apps .NET, você pode desligar e religar as funções correspondentes dessa extensão.

Entretanto, a Microsoft ainda não mostrou como consertar o problema do hotspot wi-fi, e sugere que você desligue a função por enquanto.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!