A fabricante italiana Pininfarina comemorou na terça-feira (21) um importante marco na sua história. Exatamente 50 anos atrás, Sergio, filho de Battista, fundador da marca, inaugurou o poderoso túnel de vento Pininfarina em Turim, no norte da Itália. Foi a primeira instalação deste tipo no país a testar carros em escala real e era, à época, uma das sete existentes no mundo.

Inicialmente, a ideia de Pininfarina era utilizar o túnel de vento para melhorar o desempenho dos veículos em termos de velocidade máxima e dirigibilidade. No entanto, devido à crise energética de 1973, a instalação ganhou uma função diferente: aperfeiçoar a eficiência de combustível — hoje, sabe-se que a aerodinâmica é fundamental na economia energética. Por conta disso, o uso extensivo do túnel de vento durante o desenvolvimento de novos carros tornou-se prática comum.

publicidade
Túnel de vento da Pininfarina
Pininfarina/Divulgação

“Sem dúvida, a Pininfarina tem uma verdadeira paixão pela aerodinâmica”, pontua o presidente da marca, Paolo Pininfarina, em comunicado à imprensa. “E é uma paixão que já dura mais de 50 anos, muito antes do meu pai decidir construir essa estrutura. Tudo começou com meu avô Pinin, cuja intuição visionária em aerodinâmica é exemplificada desde a Lancia Aprilia, em 1936.”

Leia mais:

Graças ao poderoso túnel de vento, a filosofia aerodinâmica da Pininfarina segue sólida na era elétrica com o hipercarro Battista. Com apenas 150 unidades, o modelo virá com quatro motores a bateria (um em cada roda) que vão gerar números asssustadores: 1.874 cavalos de potência e 235 kgfm de torque. A ideia é que o carro atinja 350 km/h e percorra 500 km com uma única recarga.

Além dos testes aerodinâmicos, o túnel de vento da Pininfarina realiza exames aeroacústicos para identificar e solucionar possíveis pontos problemáticos nos carros, garantindo níveis máximos de desempenho estrutural e conforto sonoro. Ele também é um dos únicos no mundo que é capaz de criar várias condições de turbulência controlada, associadas a rajadas de vento, manobras de ultrapassagem, ventos cruzados e vórtices de arrasto gerado por carros à frente.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!