O Ministério da Saúde notificou mais dois novos casos de varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil, totalizando 11 confirmações da doença. As detecções foram feitas pelo Laboratório Adolf Lutz, em São Paulo, por meio do método de isolamento viral. 

De acordo com informações da Agência Brasil, os pacientes são brasileiros, do sexo masculino, têm entre 36 e 38 anos, são residentes no estado de São Paulo e com histórico de viagem para a Europa – assim como os outros infectados. O quadro clínico de ambos é estável e segue sendo monitorado pelas Secretarias de Saúde do estado e do município. 

publicidade
Homem sem camisa com brotoejas avermelhadas
Ministério da Saúde confirma mais dois casos de varíola dos macacos no Brasil. Crédito: Berkay Ataseven – Shutterstock

Leia mais!

Varíola dos macacos no Brasil 

Atualmente, o Brasil registra 11 casos confirmados, sendo sete em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Mais dez casos suspeitos permanecem em investigação. Dois dos casos confirmados receberam alta recentemente e os outros seguem isolados e em monitoramento. 

Entre os dias 1º de janeiro e 15 de junho deste ano, a OMS foi notificada sobre 2.103 casos confirmados da varíola dos macacos em 42 países diferentes. Com isso, o órgão anunciou, no último sábado (18), a criação de uma resposta unificada contra a doença. De acordo com a entidade, não haverá mais diferenças entre países endêmicos e não endêmicos na divulgação de dados sobre a infecção.  

A organização também comunicou que irá investigar relatos que indicam a possibilidade de que a varíola dos macacos seja transmitida sexualmente. Segundo informações da Reuters, o vírus da doença foi encontrado no sêmen de alguns pacientes. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!