O projeto do carro elétrico da Apple, o Apple Car, está em andamento. Mas o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, acredita que a fabricante de iPhones possui outros planos para a iniciativa.

Em vez de um carro completo e 100% autônomo, a Apple trabalha em um software, acredita o executivo alemão. Para Diess, a empresa quer tornar seus produtos uma parte integral da experiência de direção em veículos modernos.

publicidade

“Não tenho certeza se a Apple vai realmente trazer carros para o mercado”, disse o executivo, durante a conferência hub.berlin, na última quarta-feira (22), segundo informações da Reuters. “Seria um enorme esforço.”

Leia mais:

De fato, durante a edição 2022 da WWDC, evento anual da companhia, foram confirmados os planos para lançar uma versão totalmente reformulada do Apple CarPlay no fim de 2023.

Em comparação à versão atual, a plataforma garantirá maior acesso a controles climáticos e terá suporte de voz à Siri. Além disso, o CarPlay poderá ser executado em todos os monitores do carro para exibir informações essenciais, como velocidade, diretamente no painel.

Projeto de carro elétrico da Apple
Vanarama/Divulgação

Reorganização no projeto Apple Car

Desde 2014, a Apple trabalha em um carro elétrico autônomo. No entanto, uma série de desafios de desenvolvimento vem suscitando dúvidas sobre quando o projeto será revelado de forma oficial.

No início deste ano, o insider Ming-chi Kuo alertou em sua conta no Twitter que a equipe automotiva da Apple havia sido “dissolvida há algum tempo” e precisava ser reorganizada em breve, caso a companhia pense em lançar o carro elétrico em 2025.

O projeto também sofre com alta rotatividade de funcionários. Projetista do Porsche LMP1, o engenheiro Alex Hitzinger, por exemplo, foi contratado no início de 2016, mas deixou a empresa três anos depois para assumir um posto na Volkswagen. O mesmo se deu com o executivo Doug Field, que no ano passado abandonou Cupertino por uma vaga na Ford.

Crédito da imagem principal: Vanarama/Divulgação (renderização de possível Apple Car no detalhe)

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!