A Toyota comunicou nesta quinta-feira (23) o recall de 2.700 veículos do SUV elétrico bZ4X, menos de dois meses após o seu lançamento.

De acordo com a empresa, o chamado acontece por conta de um parafuso frouxo no cubo da roda que pode se soltar durante a condução e afrouxar o arco inteiro. Por conta disso, a montadora japonesa alerta os proprietários a não dirigirem o utilitário até que o problema seja resolvido. A causa da falha ainda está sendo investigada.

O recall do bZ4X é um revés para a Toyota, que vê no SUV uma ponta de lança para a entrada no mercado dos elétricos. Entre os 2.700 veículos submetidos ao recall, 2.200 foram destinados à Europa, 280 à América do Norte, 110 ao Japão e 60 ao restante da Ásia. A maioria dos carros ainda não foi entregue aos consumidores, segundo informações da agência de notícias Reuters.

Leia mais:

publicidade

Recall vem em momento de alta demanda

O bZ4X é o carro elétrico mais recente a sofrer um recall — e, ao que parece, um dos mais sérios. Recentemente, a Ford convocou um recall de 49 mil SUVs Mustang Mach-E, mas frisou que as correções podiam ser feitas por uma atualização over-the-air. Outros modelos também foram chamados em função de bugs de software e problemas menores.

O recall se dá em um momento de alta demanda por veículos elétricos em função do aumento dos preços da gasolina. A Tesla continua a dominar o mercado, mas as montadoras mais tradicionais ganham terreno com crossovers de médio porte e veículos de luxo. No Brasil, por exemplo, a GM anunciou as chegadas do Bolt EUV, Equinox e Blazer no início deste mês. O primeiro carro, uma versão SUV para o Bolt, chegará às concessionárias nacionais no ano que vem, enquanto os restantes devem ser lançados em 2024.

Toyota bZ4x: SUV teve recall mundial
Toyota/Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!