Durante toda sua existência, a Terra foi bombardeada por grandes asteroides. Embora esses eventos sejam muito raros nos dias de hoje, nosso planeta tem diversas “cicatrizes” deixadas ao longo da história pelos violentos choques dessas rochas espaciais: as crateras de impacto. 

Algumas dessas crateras estão bem conservadas e preservam sinais da brutalidade das colisões que as originaram. No entanto, na maioria delas, esses vestígios foram suavizados pelo tempo. Muitas estão cobertas de água ou de vegetação, outras foram tomadas por cidades que cresceram dentro e ao redor delas.

Se quiser saber tudo sobre as crateras de impacto, você não pode perder o programa Olhar Espacial desta sexta-feira (24), que vai receber Alvaro Penteado Crósta, um dos maiores especialistas brasileiros nessa área.

Alvaro Penteado Crósta, um dos maiores especialistas brasileiros em crateras de impacto, é o convidado desta semana do programa Olhar Espacial. Imagem: Arquivo Pessoal

Ele é geólogo formado pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) e doutorado pelo Imperial College, de Londres, no Reino Unido. Suas áreas de atuação acadêmica são Sensoriamento Remoto/Exploração Mineral e Geologia Planetária/Crateras Meteoríticas. 

publicidade

Atualmente, é professor do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e editor associado da Economic Geology (SEG), do Brazilian Journal of Geology.

Seu extenso currículo conta com períodos como pesquisador visitante junto a diversas instituições renomadas, como o Desert Research Institute, da Universidade de Nevada (EUA), a Universidade de Viena (Áustria), a Universidade Hulboldt (Alemanha), além do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA.

Entre outras importantes atuações na carreira, Crósta é membro do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias da Unicamp, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências. 

Leia mais:

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!