A Receita Federal liberou nesta quinta-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda da PEssoa Física (IRPF) 2022. No total, mais de 4,2 milhões de brasileiros receberão R$ 6,3 bilhões. Desse montante, R$ 2,7 bilhões serão pagos a contribuintes com prioridade legal, que são:

  • idosos acima de 80 anos;
  • contribuintes entre 60 e 79 ano;
  • contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O restante do lote será destinado aos contribuintes não prioritários ou que entregaram declarações de exercícios anteriores até o dia 19 de março de 2022. O dinheiro será liberado na próxima quinta-feira, dia 30 de junho.

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Como consultar se a restituição está no segundo lote?

1. Primeiro, acesse o site da Receita Federal e clique na opção ‘Meu imposto de Renda’;

Como consultar se a restituição está no segundo lote.

2. Na próxima tela, clique em ‘Consultar Restituição’ no menu de serviços.

Como consultar se a restituição está no segundo lote.

3. Em seguida, clique em ‘Iniciar’;

Como consultar se a restituição está no segundo lote.

4. No fim, preencha os campos abaixo com os seus dados e clique em ‘Consultar’.

Como consultar se a restituição está no segundo lote.

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS, no entanto, a recomendação é realizar a consulta pelo site, já que por lá é possível verificar por pendências que impeçam o pagamento da restituição.

Calendário de pagamentos

O calendário da restituição conta com cinco lotes pagos entre os meses de maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês. Logo, os próximos três lotes serão pagos nos dias 29 de julho; 31 de agosto e 30 de setembro.

Lembrando que a restituição é depositada na mesma conta informada na sua Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, notar que o valor não foi liberado, saiba que a quantia fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, é preciso agendar uma data para retirar o crédito, o que pode ser feito pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento do BB pelos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (canal exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor no prazo de um ano, deve ser feita uma requisição pelo Portal e-CAC acessando o caminho Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

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