Todos os planetas do Sistema Solar que são visíveis a olho nu aqui da Terra (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) estão aparecendo no céu ao mesmo tempo desde o dia 3 em um fenômeno de “alinhamento”, apesar deles não estarem exatamente alinhados. Com isso, essa sexta-feira (24) ficou marcada como sendo o melhor dia para visualizar o fenômeno, já que pouco antes do amanhecer (por volta das 5h05) os planetas estavam com seu brilho máximo.

Embora apareçam enfileirados, os corpos não estão tão próximos entre si para caracterizar uma conjunção planetária. De acordo com Marcelo Zurita, colunista do Olhar Digital, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), eles parecem “alinhados” no céu porque orbitam o Sol no mesmo plano da eclíptica, uma linha imaginária que define também o caminho aparente que é percorrido pela Terra ao redor da nossa estrela.

Leia mais:

“O fato de estarem todos do mesmo lado do Sistema Solar permite que possam ser observados ao mesmo tempo”, explicou Zurita. De qualquer forma, é uma visão espetacular e bem rara”, completou.

publicidade

Como hoje foi o melhor dia para visualizar o alinhamento de planetas, não faltaram fotos incríveis com o fenômeno. Por isso, o Olhar Digital fez uma seleção com as melhores para você conferir. 

Melhores fotos do “alinhamento” de cinco planetas

Começando por esse registro incrível de Clayton Gubio.

Diversos internautas também postaram seus flagras do alinhamento de cinco planetas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!