Um levantamento feito pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) apontou que o uso da internet em locais remotos no país cresceu de 53% entre os indivíduos com 10 anos ou mais em 2019 para 73% em 2021.  

A pesquisa relata que 81% da população brasileira – cerca de 148 milhões de pessoas – com mais de 10 anos de idade utilizou a internet em 2021. Ao analisar o uso da internet em áreas rurais, o estudo concluiu que em 2019 cerca de 51% dos domicílios nessas regiões tinham conexão, enquanto em 2021 foram registradas 71% das residências conectadas.

Leia também!  

Entre os domicílios conectados, foi possível perceber que a presença de cabo ou fibra ótica como principal tipo de conexão à rede ocorre em 61% deles. A presença das conexões por cabo ou fibra ótica é menor na região Norte (53%) e Nordeste (54%) do Brasil.  

publicidade

“A pesquisa confirma a relevância do acesso à Internet no contexto proporcionado pela emergência da COVID-19, principalmente com o avanço das atividades de trabalho remoto e estudos. Comparado ao período anterior à crise sanitária, houve aumento da presença da Internet nas residências e no seu uso por indivíduos, principalmente no meio rural”, afirma Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). 

Representação gráfica da internet em áreas rurais
Imagem: Shutterstock

Apesar da alta no acesso à internet, a pesquisa concluiu que a presença de computadores nos lares brasileiros se manteve 39% em 2021, a mesma porcentagem que foi registrada em 2019. Nas áreas rurais, a presença de computador nos domicílios é menor (20%) em relação aos domicílios em localidades urbanas (42%).

Via: ZDNet

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!