De acordo com boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira (24) pelo Ministério da Saúde, as mortes por dengue no Brasil mais que dobraram no primeiro semestre de 2022 quando comparadas ao ano inteiro de 2021. 

Segundo reportagem do UOL, que compartilhou os dados, no período de janeiro a 20 de junho deste ano foram contabilizadas 585 mortes pela doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O número representa um aumento de 138% em relação a todo o ano passado, quando foram registradas 246 mortes. 

Dengue: mortes na primeira metade do ano já ultrapassam todos os óbitos de 2021. Imagem: sutterstock

A pasta também identificou os estados que apresentaram o maior registro de óbitos. São Paulo está no topo da lista com 200 mortes, seguido por Santa Catarina, com 66, e Paraná, com 60. Rio Grande do Sul (57) e Goiás (55) também registraram números relativamente altos. Outros 2.016 óbitos estão em investigação. 

Ainda conforme o Ministério, um aumento de casos de 196% em comparação com o mesmo período de 2021 também foi observado. Até 20 de junho deste ano ocorreram 1.172.882 casos prováveis de dengue, com taxa de incidência de 549,8 casos por 100 mil habitantes. 

publicidade

Leia mais! 

O combate ao mosquito da dengue é uma tarefa contínua e coletiva. Entre as principais medidas de prevenção, que são focadas basicamente em limpeza e em evitar o acúmulo de água, estão: 

  • Manter a caixa d’água fechada e realizar a limpeza regularmente;  
  • Retirar objetos que acumulam água em quintais;  
  • Cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto;  
  • Eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso;  
  • Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!