Tira-dúvidas

O que é um ‘contato herdeiro’ e como configurar um para cuidar das suas contas após a morte

27/06/22 12h09, atualizada em 27/06/22 13h32
Teclado de computador mostrando o símbolo de uma cruz com a escrita testamento em inglês.

Imagem: keport/Shutterstock

Da mesma forma que deixamos um testamento antes de falecer, é uma boa ideia ajustar as suas contas na internet para que outra pessoa de confiança possa cuidar delas. O procedimento pode poupar muito tempo de espera e burocracia, já que sem um contato herdeiro, fica mais complicado obter os seus dados. 

O problema acabou se tornando comum na pandemia da Covid-19, com muitos falecendo repentinamente antes de conceder o acesso das suas contas para outra pessoa. Atualmente, Meta, Apple, Google são algumas das gigantes do ramo de tecnologia que oferecem essa configuração.

Veja também:

Como funciona o recurso?

Basicamente, é uma opção que permite que você escolha alguém que poderá baixar os seus dados ou simplesmente continuar acessando o seu perfil em uma rede social após o seu falecimento, por exemplo.

Um contato herdeiro pode aceitar solicitações de amizade, fixar uma publicação de homenagem, bem como alterar a foto do perfil, informa o Facebook.

O ajuste, como veremos a seguir, é relativamente simples. No caso do Facebook, ele pode ser feito pelo aplicativo no seu celular. De qualquer forma, é uma garantia de que seus entes queridos terão acesso aos seus dados, fotos e lembranças também no meio digital. 

Como configurar um contato herdeiro no Facebook?

A Meta fornece duas opções no Facebook: você pode escolher um contato de confiança para cuidar da sua conta ou, se preferir, optar pela exclusão do seu perfil após a empresa ser informada do falecimento. A maneira mais eficaz de notificar o Facebook sobre um falecimento é através de uma certidão de óbito. No Instagram, você só pode transformar um perfil em memorial após o envio do documento.

Para adicionar um contato herdeiro no aplicativo do Facebook, acesse este caminho no seu celular: Configurações e privacidade > Configurações > Informações pessoais e da conta > Propriedade e controle da conta > Configurações de transformação em memorial > Escolher contato herdeiro.

Imagem: Reprodução

Para solicitar que a conta seja excluída, siga os passos abaixo:

1. No canto superior direito do Facebook, clique em.

2. Selecione ‘Configurações e privacidade’ e clique em ‘Configurações’.

3. Clique em ‘Configurações de transformação em memorial’ na lateral esquerda.

4. Role a tela para baixo, clique em ‘Solicite que sua conta seja excluída depois que você falecer’ e em ‘Excluir após falecimento’.

Se preferir, um usuário do Facebook pode optar pela exclusão do perfil em caso de falecimento. Imagem: Reprodução

Cadastrar um contato herdeiro pelo Google e na Apple

O gerenciador de contas inativas do Google permite que você decida o que acontece com os seus dados depois de um certo período de inatividade. É possível escolher até 10 pessoas para as quais o Google enviará e-mails quando sua conta atingir esse limite de tempo (você também decide quais dados essas pessoas poderão acessar, como vídeos do YouTube, fotos e e-mails).

O ajuste é feito pela página myaccount.google.com na seção ‘Dados e privacidade’. Por lá, role com o mouse até ‘Mais opções’ e clique em ‘Seu legado digital’ para acessar o ‘Gerenciador de contas inativas’.

O Google possui um gerenciador dedicado para contas inativas. Imagem: Reprodução

A Apple também permite adicionar uma pessoa como contato herdeiro, o que a empresa chama de ‘Contato de Legado’. No iOS, você encontra essa configuração no caminho: Ajustes > toque no seu nome na parte superior > Senha e segurança > Contato de Legado.

Quem for cadastrado receberá uma chave que dá acesso à página digital-legacy.apple.com. Por lá, a pessoa conseguirá fazer o upload de uma certidão de óbito.

Página de Legado digital da Apple. Imagem: Reprodução

Por fim, a Apple revisa e retorna com o resultado da solicitação. Um contato legado poderá acessar o seu histórico de chamadas, anotações, backups e arquivos salvos no iCloud. Lembrando que caso não cadastre um, a Apple pode exigir até uma ordem judicial para liberar o acesso aos seus dados.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Tags