Um dos quatro instrumentos de observação do telescópio espacial James Webb recebeu o sinal verde da NASA para começar a trabalhar. Segundo um comunicado da agência espacial americana, o instrumento consiste de um detector de “primeira luz” (nome dado a um instrumento usado para montar uma imagem completa após partes dela serem produzidas) e um “caçador de exoplanetas”.

O James Webb foi lançado no Natal de 2021 e, desde então, viajou cerca de 1,5 milhão de quilômetros (km) até se posicionar no Segundo Ponto de Lagrange (L2), onde começou seu processo de comissionamento, com análises e ativações graduais de instrumentos o colocarão em ponto de partida para suas observações por pelo menos os próximos 10 anos.

publicidade

Leia também

O James Webb conta com quatro instrumentos de alto desempenho, e um deles recebeu o sinal verde para começar a operar de forma plena
O James Webb conta com quatro instrumentos de alto desempenho, e um deles recebeu o sinal verde para começar a operar de forma plena (Imagem: Filip Cercek/Istockphoto)

O primeiro instrumento liberado, inclusive, tem suas primeiras imagens prontas para divulgação, o que deve ocorrer no próximo dia 12 de julho. A natureza dessas imagens, no entanto, ainda é um segredo.

publicidade

O instrumento em questão é chamado “NIRISS”, uma sigla em inglês para “Instrumento Espectrográfico Sem Fenda para Imagens de Infravermelho Próximo”, e foi criado em colaboração com cientistas canadenses. Segundo o investigador principal do James Webb, René Doyon, ele está “desempenhando um papel significativamente melhor do que esperávamos”.

Basicamente, o NIRISS trabalha com diversos sensores do telescópio para “olhar” para regiões bastante exatas a alvos colocados nas partes mais profundas do espaço. “Estou me beliscando com o pensamento de que estamos a alguns dias de começar nossas operações científicas e, particularmente, do NIRISS pesquisar sua primeira atmosfera de um exoplaneta”, disse Doyon.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!