Colunistas

Apesar do layoff generalizado, equipes são os principais pilares de uma Gestão Inteligente

Sem dúvidas, um dos principais pilares de sustentação de um negócio são os profissionais, que atuam diariamente, de forma intensa e incessante. Por isso, uma gestão aproximada possibilita o melhor desempenho dos colaboradores, mapeando suas ações de acordo com sua expertise e realocando-os de forma estratégica. Essa regência deve ser conduzida minuciosamente, levando em conta o momento atual, em que a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia empresarial, auxiliando os colaboradores em todo processo operacional.  

Neste cenário, o investimento em automatização possibilita às empresas atuarem em um ambiente de trabalho mais ágil, eficiente e em sintonia com as necessidades do mercado. Além disso, proporciona um ganho estratégico valioso para o gestor da equipe, que consegue desenvolver ações mais próximas de cada setor e ter maior embasamento para a tomada de decisão.   

Sendo assim, promover ações que unam a companhia e os profissionais é essencial para se alcançar bons resultados, como aponta uma pesquisa realizada pela Deloitte, em que 94% dos executivos acreditam que uma cultura bem estruturada é imprescindível para o êxito da empresa. Logo, estabelecer um mindset voltado para a transformação digital aproxima o negócio do sucesso. 

A automação contribui para a governança

O avanço tecnológico tem apoiado, e muito, na realização de atividades corriqueiras dentro das organizações. Para além disso, a tecnologia é fundamental para auxiliar na gestão de pessoas. Isso significa que, com as soluções certas, é possível que o líder faça um acompanhamento mais efetivo, detectando o potencial e expertise de cada colaborador e pontos de melhoria.  

Dessa forma, otimizar a gestão de pessoas tem impacto em toda a instituição. A utilização de plataformas de gestão também ajuda, funcionando como um mecanismo que permite o monitoramento individual dentro de todas as equipes, especialmente, mensurando os resultados de cada profissional. Uma alteração na estrutura do negócio que propicia uma nova gestão. 

Um novo mindset é essencial

 É fato que a cultura organizacional influencia diretamente nos resultados, o que demonstra a necessidade de preparar os colaboradores para uma atuação pautada em inovação e cada vez mais alinhada às estratégias institucionais. Segundo a mesma análise da Deloitte, um ambiente com o foco em pessoas aumenta a produtividade e criatividade, impulsionando a receita da empresa em até 33%. 

Portanto, para concluir com efetividade qualquer processo dentro da organização, deve-se, primordialmente, ter todas as estratégias alinhadas. Para tanto, é necessário efetuar um bom planejamento, de modo que todos os profissionais desenvolvam os mesmos princípios e objetivos, trabalhando em sintonia. Além de crescimento organizacional, tal ação é sentida pelos colaboradores, que aprimoram suas carreiras.  

Para finalizar, destaco a importância da automação de processos para elevar a competitividade no mercado atual. Além disso, é fundamental contar com uma governança focada no desenvolvimento dos colaboradores, pois, somente por meio deles o processo se torna completo e efetivo. Por consequência, gerenciar os profissionais fica mais fácil, uma vez que a tecnologia ajuda a gerar dados valiosos para o líder conduzir os negócios.  

Fernando Brolo é Sales Partner na logithink

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Esta post foi modificado pela última vez em 28 de junho de 2022 15:21

Compartilhar
Publicado por
Fernando Brolo