Dicas e Tutoriais

Como criar um comando de voz personalizado no iPhone

28/06/22 14h36
comando de voz

Imagem: fizkes/Shutterstock

Entre as funções do iPhone, é possível controlar o celular usando a voz. Ao falar, o aparelho pode realizar gestos, interagir com a tela, ditar e editar textos. Além da Siri, é possível adicionar um, ou mais, comando de voz para mexer no smartphone.

A ferramenta tem diversas utilidades, desde a acessibilidade para pessoas com deficiência até facilitar o uso do aparelho em momentos que as mãos não podem ser usadas. Já tentou assistir a vídeos no TikTok enquanto lava a louça? Pois é.

Leia mais:

Primeiro, é preciso configurar o controle por voz. Para isso, o iPhone tem que estar conectado à internet pelo Wi-Fi. Depois que fizer o download do arquivo da Apple, já não é mais preciso estar conectado a uma rede para usar o controle por voz do celular.

Veja como adicionar comando de voz ao iPhone:

  1. Acesse Ajustes e procure por ‘Acessibilidade’.
Imagem: Reprodução

2. Procure a opção ‘Controle por Voz’ e clique.

Imagem: Reprodução

3. Ative a opção ‘Controle por Voz’. Um símbolo de microfone, em azul e branco, vai aparecer no topo da tela, indicando que a função está ativada.

Imagem: Reprodução

4. Infelizmente, o português não é uma das opções de idioma. Há alguns já disponíveis para baixar, como inglês, espanhol, alemão, francês, japonês e chinês. Selecione o que melhor se adequa ao seu uso.

Imagem: Reprodução

5. Para esse tutorial, deixamos a função em inglês. Selecione a opção ‘Personalizar Comandos’ e clique em ‘Personalizar’. Digite o comando, que precisa ser em inglês, personalize o gesto e ative os aplicativos que devem obedecer ao controle de voz.

Imagem: Reprodução

Pronto! Agora você sabe como criar um novo comando de voz para o seu iPhone. Já pode ocupar as mãos em outras atividades e continuar assistindo aos vídeos no TikTok.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Deixe sua opinião
Tags