Uma nova revisão de pesquisas apontou que o uso de aplicativos de transporte, como Uber e 99, ajudaram a reduzir o número de acidentes de carro relacionados ao consumo de álcool. 

De acordo com Christopher Morrison, autor da análise, opções como táxis e sistema de compartilhamento de caronas mudaram o ambiente dos transportes e, apesar de parecer uma mudança sútil, afetou uma boa parte da população de maneira positiva. 

álcool
Aplicativos de transporte, como Uber, ajudaram a reduzir acidentes por embriaguez, diz estudo. Imagem: Lesterman/shutterstock

Segundo o artigo, divulgado pelo Medical Xpress, Morrison observou que os principais pontos que levam as pessoas a consideram os apps de transporte são velocidade, facilidade, custo e conforto. Além disso, dentre as opções, pedir um veículo a partir dos aplicativos é a primeira alternativa para a maioria, superando o uso dos táxis e transporte público. 

“Isso significa que, quando uma pessoa pensa em dirigir depois de beber, adicionar o compartilhamento de carona às opções de transporte disponíveis pode ser a diferença entre escolher dirigir ou optar por uma carona”, disse Morrison, que também é professor assistente de epidemiologia da Escola Mailman de Saúde Pública da Universidade de Columbia, em Nova York. 

publicidade

Existem prós e contras

Conforme revisão do pesquisador, diversos estudos anteriores já apontavam para uma redução nos acidentes por embriaguez com a chegada dos aplicativos de transporte, em 2019. Contudo, o especialista ressaltou que os resultados podem variar em diferentes regiões, além de possuir alguns contras.  

Leia mais! 

“O compartilhamento de carona reduzirá a direção embriagada e colisões em alguns lugares, mas não em outros. Além disso, a opção também parece ter custos importantes. Em lugares onde o compartilhamento de carona está disponível, parece haver um aumento no consumo de álcool, agressões, atropelamentos, congestionamentos de trânsito e poluição do ar, por isso é importante pesar qualquer benefício do aplicativo de transportes contra esses possíveis custos”, destacou. 

A pesquisa ainda será publicada, mas já foi apresentada em uma reunião da Sociedade de Pesquisa sobre Alcoolismo em Orlando, Flórida. Para Morrison, os dados irão ajudar o governo com políticas contra acidentes relacionados ao consumo de álcool. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!