Que atire a primeira pedra a mulher que nunca teve aquela vontade absurda de comer um chocolate durante o período menstrual. Quando isso ocorre, já sabemos, ela chegou: a tensão pré-menstrual (TPM). Mas por que isso ocorre? Como controlar? Pode fazer mal comer muitos doces nesta época? E para as mulheres que têm diabetes, qual a opção? 

A famosa TPM pode causar diversos sintomas bem desagradáveis, desde dores, como cólicas e desconforto lombar, até irritabilidade e outras alterações repentinas de humor. A compulsão por doces é um desses sintomas e está presente em quase 45% da rotina das mulheres que têm TPM, segundo aponta o site do Dr. Dráuzio Varella. 

publicidade
Período menstrual: por que as mulheres sentem tanta vontade de comer chocolate? Imagem: Dragana Gordic/shutterstock

A vontade por doces ocorre devido a uma ligeira queda nos níveis de magnésio que, segundo a Dra. Larissa Sandon, médica ginecologista do Hospital viValle, da Rede D’Or, em entrevista ao Olhar Digital, “desperta a necessidade de consumir alimentos que reponham ou estimulem a produção do mineral”. E é aí que entra o queridinho da TPM: o chocolate! 

O doce a base de cacau consegue, além de repor o magnésio, agir como um antidepressivo, já que possui a serotonina, molécula biológica neurotransmissora conhecida como o hormônio da felicidade. Ou seja, a sensação de prazer e alívio ao comer um chocolatinho na TPM é clinicamente real. 

Por que o período menstrual causa queda de magnésio? 

Também em entrevista ao Olhar Digital, a Dra. Luciana Delamuta, ginecologista e obstetra pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), explicou que o “magnésio é um mineral que flutua e suas concentrações variam ao longo do ciclo menstrual”. Durante a chamada “fase lútea” – a última fase do ciclo – essa flutuação é menor, e é quando ocorre a queda. 

 “O magnésio também está envolvido na atividade da serotonina, por isso que ele também contribui nessa vontade de comer doces”, ressaltou a médica. 

Leia mais!

Faz mal comer muito doce no período menstrual? 

Ainda de acordo com a Dra. Delamuta, de forma geral, exagerar em doces nunca é bom, não só pelo peso, mas por outros problemas de saúde com os quais o exagero pode contribuir de forma negativa, como é o caso das doenças cardiovasculares. 

“É interessante não abusar dos doces neste período e tentar suprir essa vontade com outros alimentos que são ricos em triptofanos, que ajudam a aumentar esses níveis de serotoninas”, alertou a ginecologista, dando exemplos de alimentos que podem ser uma boa pedida naquela hora incontrolável do doce. 

“Banana, leite e derivados, se quiser chocolates, optar pelos mais amargos, que terão um teor maior de cacau. Nozes, amêndoas, castanhas no geral, e também aumentar o consumo de verduras e vegetais, principalmente os com folhas verdes escuras – elas têm um nível maior de magnésio e ajudam melhorar esses sintomas.” 

alimentos com magnésio
Período menstrual: por que as mulheres sentem tanta vontade de comer chocolate? Imagem:beats1/sutterstock

Qual a opção para mulheres diabéticas? 

Para pacientes diabéticas a orientação é praticamente a mesma, principalmente quando se trata dos chocolates. “Para as mulheres com diabetes ou aumento de resistência à insulina, a dica é escolher chocolates com no mínimo 70% de cacau, pois eles têm mais magnésio e menos açúcar”, acrescentou a Dra. Sandon. 

Além da adaptação no chocolate, a especialista deixou mais dicas sobre a alimentação para as mulheres diabéticas no período menstrual, como: 

  • Aumentar a ingestão de carboidratos complexos. Frutas de baixo índice glicêmico, tubérculos e carboidratos integrais, levam mais tempo para serem absorvidos pelo corpo, mantendo níveis de glicemia e insulina mais constantes. 
  • Ingerir alimentos ricos em triptofano, como aves, frutos do mar, laticínios e leguminosas. 
  • As frutas secas ajudam a aliviar a vontade de abusar de doces (ainda assim é necessário cuidado com os excessos). 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!