Um eclipse solar foi registrado pelo Solar Dynamics Observatory (SDO), da NASA, nesta quarta-feira (29). Basicamente, a Lua passou entre o Sol e o ponto de visão do observatório, cobrindo 67% da nossa estrela e, em contrapartida, tendo suas montanhas iluminadas pela luz mais afastada – como um “efeito backlight” espacial.

 O SDO foi lançado em fevereiro de 2010 e tem como missão observar o “clima solar” – termo usado para falar sobre a radiação que vem da estrela em direção ao espaço aberto e que afeta a Terra de várias formas. O objeto estuda vários fatores do Sol, como seu campo magnético, manchas solares e ejeções coronais que flutuam em intensidade no ciclo de 11 anos de atividade solar.

Leia também

O evento de hoje não teve grandes implicações além de ser uma simples passagem da Lua em frente ao Sol (apesar de, convenhamos, um eclipse solar fornecer um show visual sempre que é devidamente registrado).

publicidade

Os ventos solares são normalmente carregados de partículas altamente energizadas, mas na maior parte do tempo, não trazem muitos problemas para nós. Descargas particularmente fortes podem causar efeitos visuais notáveis, como as luzes da aurora.

Entretanto, ejeções coronais particularmente intensas podem afetar satélites e outros artefatos dotados de componentes eletrônicos. Há inclusive quem teorize que um eventual “apocalipse da internet” possa ser causado por ejeções de massas coronais verdadeiramente grande.

O SDO não é o único objeto posicionado pela NASA na região do Sol: a sonda Solar Orbiter também está pela área, fazendo diversas observações sobre o nosso “astro-rei” e já nos devolveu algumas imagens e vídeos impressionantes.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!