Sabemos que o engajamento dos funcionários aumenta quando eles estão felizes no trabalho e percebem que fazem a diferença nos resultados da empresa. De acordo com “State of the Global Workplace: 2022 Report”, da Gallup, colaboradores que não estão engajados ou que estão infelizes com o que fazem custam às organizações US$ 7,8 trilhões em perda de produtividade, o equivalente a 11% do PIB global. 

O mercado de TI, por exemplo, que sofre com a escassez de profissionais, precisa apostar suas fichas em ações que sejam eficientes na retenção de talentos. O Brasil forma apenas 53 mil pessoas na área por ano, mas são necessários 159 mil profissionais para suprir as necessidades do mercado, segundo dados da Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, em 2022. 

publicidade

Para remar contra essa maré, uma metodologia tem contribuído bastante para a motivação e o aumento de produtividade das equipes: os squads ágeis – pequenas equipes multidisciplinares, compostas por pessoas de diferentes habilidades e com um objetivo em comum. Mas como os squads podem aumentar o engajamento dos colaboradores? Deixo algumas dicas a seguir:

1. Equipe multidisciplinar sem hierarquia – O squad é formado por uma equipe multidisciplinar, envolvendo por exemplo, marketing, jurídico e os desenvolvedores de software focados apenas num determinado projeto. Esse time adota pequenas rotinas de desenvolvimento, participando da elaboração do produto em si. Isso facilita uma comunicação horizontal na empresa e a colaboração, porque não existe uma hierarquia dentro das equipes. Logo, esse diálogo e essa participação motivam todos os envolvidos;

publicidade

2. Entregas rápidas – Os squads têm o objetivo de fazer entregas rápidas. São diversas pessoas de diferentes áreas e conhecimentos focadas no mesmo objetivo. Além disso, o cliente consegue avaliar cada etapa do desenvolvimento do projeto e todo esse processo agiliza as entregas. Invariavelmente, com mais entregas, o time se torna mais produtivo e consegue entender sua importância nos resultados da empresa, o que é muito importante para manter o nível de engajamento;

3. Liberdade criativa – Nesse tipo de método,  o pensamento fabril é deixado de lado e o desenvolvimento do produto é feito de maneira artesanal. Assim, as equipes que formam os squads têm mais autonomia e tendem a ser mais inovadoras, auto-organizáveis e criativas. A consequência disso é o aumento de confiança e o compartilhamento de responsabilidades para uma maior eficiência e produtividade do time. Isso agrega valor nas entregas e nos projetos sob demanda;

publicidade

4. Senso de colaboração – Como a equipe é multidisciplinar, cada membro do squad pode contribuir dentro do time de outras maneiras ao longo do processo ou até mesmo ajudar o colega quando finalizar a sua etapa. 

Dessa forma, os squad ágeis têm sido um ótimo aliado das empresas de desenvolvimento de softwares para manterem o engajamento dos seus colaboradores. E você, já adota essa metodologia?

publicidade

Fabricio Visibeli é sócio-diretor da CBYK

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!