Uma nova versão do portal de consultas do Auxílio Emergencial foi lançada neste mês de junho. A ideia é atender as pessoas que ainda têm valores a receber e não sabem. Para conferir se está entre os contemplados, basta fazer uma consulta acessando o Portal Dataprev. Confira mais detalhes abaixo.

O novo portal é voltado para quem ainda tem parcelas do Auxílio Emergencial de 2020 a receber. O programa foi descontinuado e famílias carentes passaram a receber o Auxílio Brasil, que é um programa de assistência social diferente.

Veja também:

Como consultar valores pendentes do Auxílio Emergencial

Antes de começar, saiba que o processo mudou. Até então, o acesso era feito utilizando o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), data de nascimento e o nome completo do cidadão. No entanto, agora a pesquisa depende de uma conta cadastrada no gov.br (caso ainda não tenha, veja como criar a sua aqui).

publicidade

1. Primeiro, acesse o portal de consultas pelo endereço https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/index.html#/.

2. Agora, clique no botão ‘Entrar com gov.br’.

Como consultar valores pendentes do Auxílio Emergencial
Login na página do Dataprev passou a exigir uma conta no gov.br. Imagem: Reprodução

3. Na tela de login do gov.br, preencha os campos com o seu CPF e senha para continuar.

Imagem: Reprodução

4. No fim, você terá acesso ao painel de consulta do Auxílio Emergencial, que mostra se ainda existe alguma parcela pendente.

Como consultar valores pendentes do Auxílio Emergencial
O painel de consulta mostra ao cidadão se existe algum valor a receber. Imagem: Reprodução

Pronto! Se este for o seu primeiro acesso, a página vai pedir a sua autorização para utilizar os dados do gov.br. É só clicar em ‘Autorizar’ para continuar a consulta.

Lembrando que o benefício pago agora não corresponde a uma continuidade do programa do governo! As parcelas pendentes são do auxílio de 2020 que ainda não foram pagas para algumas pessoas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!