Autoridades de saúde dos Estados Unidos decidiram intensificar a vacinação contra a varíola dos macacos. Segundo informações da AFP, o país adquiriu um lote de 56 mil doses do imunizante contra a varíola, que deverá ser disponibilizado imediatamente para a população

O lote é cinco vezes maior do que o distribuído até o momento. A ação faz parte da estratégia de imunização em larga escala que os EUA adotaram a fim de evitar maior propagação do vírus monkeypox. O governo americano pretende ainda comprar um lote adicional de 240 mil doses já para as próximas semanas. 

Varíola dos Macacos
Varíola dos macacos: EUA intensificam vacinação contra a doença. Imagem: Shutterstock/Tatiana Buzmakova

A vacinação contra a varíola dos macacos nos EUA começou no início deste mês. Vale lembrar que, atualmente, não existem tratamentos ou vacinas específicas para a varíola dos macacos, mas os surtos serão controlados com o imunizante da varíola comum, de acordo com a OMS

De acordo com informações do UOL, inicialmente, o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendava a vacina apenas para pessoas comprovadamente expostas à doença, no entanto, a organização decidiu estender a proteção também para pessoas que podem ter tido contato com infectados ou que estiveram em regiões onde o vírus possa estar circulando. 

publicidade

“Recomendamos agora que as vacinas sejam oferecidas a pessoas com exposição conhecida à varíola que foram procuradas pela saúde pública, e também àquelas que estiveram expostas recentemente e ainda não foram identificadas por meio de casos ou rastreio de contatos”, disse a diretora do CDC, Rochelle Walensky. 

Leia mais! 

Ainda de acordo com Walensky, 4.700 casos já foram detectados globalmente durante o surto atual, que começou em maio, incluindo 306 nos Estados Unidos que não foram fatais. 

Segundo funcionário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, o país já distribuiu 10 mil doses e 300 prescrições, que se somam as novas 56 mil doses da vacina Jynneos (de duas doses). 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!