Sem qualquer evento, alarde ou coletiva de imprensa, a Nvidia lançou um novo modelo de placa de vídeo de entrada: a GeForce GTX 1630. A novidade deve ser uma das últimas para a linha GTX, oferece 4 GB de memória e TDP baixo ao consumir apenas 75 watts de energia.

Você, assim como eu, certamente acreditava que a linha GTX de placas de vídeo da Nvidia já era coisa do passado. Aos poucos os modelos RTX, que suportam novas tecnologias como ray tracing nativo e inteligência artificial para aumentar o fps com ajuda do DLSS, vão tomando conta do mercado até mesmo em PCs menos caros. Mesmo assim a Nvidia ainda encontrou um espaço para a GTX 1630, encaixando esta GPU como a mais econômica da família 16.

Leia também

Ela fica abaixo da GTX 1650, já lançada pela Nvidia há algum tempo e que figurava como modelo mais simples para quem quer uma placa de vídeo minimamente atualizada. Olhando para a nova GTX 1630, muda pouco quando comparada com sua irmã mais velha.

publicidade

GeForce GTX 1630 concorre com a AMD RX 6400

Em números, a GeForce GTX 1630 oferece 512 núcleos CUDA, trabalha em clock marcado para até 1.785 GHz no boost, tem 4 GB de GDDR6 em interface de 64 bit e utiliza chip TU117 de 12 nanômetros. Isso significa jogos atuais rodando em configurações gráficas bem baixas, assim como resolução em Full HD ou inferior. Falando em pontos que formam a imagem, a nova GPU tem suporte para monitores de até 7.680 x 4.320 pixels.

A nova GeForce GTX 1630 não é exatamente a melhor placa de vídeo para jogadores, mas certamente poderá auxiliar no trabalho para fôlego extra em computadores simples ou mais antigos, especialmente em programas pesados como editores de fotos ou vídeos. No mercado ela concorre diretamente com a AMD Radeon RX 6400 e até com a recente Intel Arc A380.

Mesmo dentro deste modelo mais econômico, as concorrentes da Intel e AMD já oferecem algum suporte para ray tracing. Ainda não existem preços sugeridos pela Nvidia para a GeForce GTX 1630, muito menos uma data específica para lançamento ao público. Alguns parceiros comentaram o valor, como é o caso da Zotac por US$ 199,99 e a Colorful custando US$ 169.

Quem trará a nova GPU?

O que sabemos é a presença de algumas fabricantes parceiras da Nvidia para vender a nova placa, com destaque para Asus, Colorful, EVGA, Galaxy, Gigabyte, Inno3D, MSI, Palit, PNY e a Zotac.

Via: Tom’s Hardware.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!