Esta semana, a Embraer realizou em Botucatu, interior de São Paulo, um encontro de operadores do avião agrícola Ipanema, onde foram apresentadas atualizações do modelo para 2023. Estavam reunidos no local produtores rurais, proprietários de aeronaves, prestadores de serviço aeroagrícola, representantes de oficinas homologadas, revendas de peças e pilotos.

Em sua quinta geração, a aeronave Ipanema EMB-203 é o modelo mais recente da aviação agrícola da Embraer. Segundo a empresa brasileira, o Ipanema é líder de mercado no segmento de pulverização aérea.

Dentre as novidades que o veículo receberá para o ano que vem, há conectividade USB, nova geração de caixa de manetes e bomba mecânica de combustível, opção de encosto da cadeira e novo sistema de portas. Além disso, o modelo receberá opções de magnetos, pintura em poliéster e novos benefícios de manutenção simplificada da asa, que também poderá ser adotada pela frota atual de aeronaves Ipanema em operação.

Leia também:

publicidade

“Essas atualizações tecnológicas são fruto da interação contínua com os clientes, esforços da engenharia de desenvolvimento do produto e a experiência das equipes que acompanham diariamente as operações em campo”, diz Sany Jaques Onofre, gerente do negócio de aviação agrícola da Embraer.

Grandes expectativas da Embraer para seu Ipanema

Ferramenta muito importante para o agronegócio do Brasil, o Ipanema teve 42 remessas no país em 2021, um aumento de 90% em comparação com 2020, segundo informa a empresa em sua nota oficial. Para este ano, a expectativa da Embraer é entregar entre 50 e 55 aeronaves.

Movido a etanol desde 2005, o Ipanema se tornou o primeiro avião da Embraer certificado e produzido em série para voar com energia renovável. A empresa brasileira considera o Ipanema peça ícone em suas pesquisas e utilização de biocombustíveis na aviação.

“A longevidade do Ipanema é resultado dos investimentos que realizamos continuamente na aeronave, no sistema produtivo e em toda rede de suporte e serviços”, aponta Onofre. “Um reflexo disso tem sido o expressivo aumento das vendas nesses últimos anos”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!