Um foguete indiano de 44,4 metros de altura vai lançar três satélites ao espaço a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, no sudeste do país, nesta quinta-feira (30), às 9h30 da manhã (pelo horário de Brasília).

O evento será transmitido em tempo real no canal da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) no YouTube, com início meia hora antes do lançamento.

publicidade

Todas as espaçonaves que compõem a carga do veículo de lançamento de satélite polar (PSLV) de quatro estágios pertencem a Singapura. A maior é um satélite de observação da Terra de 365 kg de nome DS-EO, que “fornecerá imagens coloridas para classificação das terras e atenderá às necessidades de assistência humanitária e alívio de desastres”, segundo um comunicado emitido pela ISRO.

Outro equipamento que consta na carga é o NeuSAR, um satélite comercial de 155 kg que vai fotografar a Terra usando radar de abertura sintética. Por fim, a terceira espaçonave, de 2,8 kg chamada Scoob-1, foi desenvolvida por estudantes da Universidade Tecnológica de Nanyang.

Leia mais:

Além desses satélites, o PSLV também vai transportar seis espaçonaves que foram projetadas para realizar pesquisas em órbita usando o quarto estágio gasto do foguete como plataforma. 

Esse quarto estágio, chamado de Módulo Experimental Orbital, é equipado com painéis solares e um sistema de orientação, navegação e controle. A missão desta quinta-feira marca o primeiro uso desse tipo de um estágio superior do PSLV, segundo autoridades da ISRO.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!