Localizado em Campinas, o Museu Aberto de Astronomia (MAAS) surgiu da carência identificada em todo o estado de São Paulo de um ambiente seguro e com infraestrutura para observação e contemplação do universo

Um planetário para 80 lugares, um radiotelescópio e um Pavilhão Solar estão entre as várias atrações do local, cujos organizadores querem tornar o maior complexo astronômico pedagógico do Brasil, com o intuito de promover o reconhecimento e a valorização da Astronomia, integrando ciência, educação e cultura de forma inovadora em um ambiente acolhedor e interativo.

Para saber mais sobre esse lugar tão interessante, você não pode perder o programa Olhar Espacial desta sexta-feira (30), que vai abrir as portas do MAAS para os espectadores, contando com a participação ilustre do professor Manel Rosa Martins como convidado da semana.

O convidado desta semana do programa Olhar Espacial é o físico de partículas Manel Rosa Martins. Imagem: Arquivo pessoal

Colaborador do conceituado site AstroPT, Martins é pós-graduado em Economia e Gestão de Ciências pelo Chartered Institute of Linguists, com pós-graduação na The Open University, ambas instituições do Reino Unido. Sua paixão por poesia e matemática o levou ao doutorado em Física de Partículas.

publicidade

“Neste campo, talvez por percurso e por gosto, dedico-me à abordagem da Mecânica Digital”, explicou o pesquisador, que tem um hábito bastante peculiar. “Pratico uma modalidade de esporte sem nome, que é nadar em alto mar à noite para ver as estrelas e o fito plâncton. O meu melhor até agora foram 4135 metros de oceano por debaixo e 13.7 bilhões de anos-luz de universo por cima”.

Ficou curioso? Então, não deixe de assistir ao programa, que também promete transmissões ao vivo de imagens do céu noturno captadas diretamente do museu.

Leia mais:

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!