O Instagram investe cada vez mais nos Reels para tentar superar o TikTok como plataforma de vídeos. A função é cada vez mais aperfeiçoada pela rede social da Meta. Inicialmente, os vídeos eram de apenas 15 segundos. Agora, dá para fazer publicações com até 15 minutos de duração.

O que era apenas um videozinho simples, com poucos adereços, ganha mais qualidade e, por consequência, mais adeptos. Então, vamos aprender como legendar, colocar música ou fazer Reels com fotos para o Instagram?

O que é Reels?

Reels é uma ferramenta do Instagram para gravar e editar vídeos curtos, similar ao TikTok. Nela, você consegue adicionar música, efeitos e voice-overs aos clipes. Você pode compartilhar suas gravações apenas com amigos ou com todo mundo, isso vai depender das configurações de privacidade da sua conta.

Como gravar Reels

Para gravar o vídeo, o usuário tem a opção de usar arquivos salvos na galeria do celular ou usar a câmera nativa do Instagram, rolando a tela para a direita e selecionando ‘Reels’ na parte inferior.

publicidade

Primeiro, toque e segure no botão para gravar um clipe. No menu da esquerda, você escolhe filtros, velocidade da gravação, layout do vídeo, entre outras opções.

Como fazer Reels
No menu do lado esquerdo, são várias ferramentas disponíveis: biblioteca de músicas, duração do vídeo e do clipe e velocidade do vídeo. Imagem: Olhar Digital

Você pode assistir, recortar, excluir e até adicionar mais trechos. Quando finalizar a gravação, clique em “Avançar”, no canto inferior direito.

Com o vídeo pronto, na próxima aba você pode adicionar figurinhas, desenhos e texto ao vídeo e também baixá-lo no dispositivo. Ah, é importante lembrar que não dá para adicionar as ferramentas interativas como nos stories, como as enquetes, caixa de perguntas, etc.

Quando terminar, toque novamente em “Avançar”. Por fim, escreva uma legenda e faça as configurações adicionais do clipe, como marcar pessoas, adicionar localização etc.

Leia mais:

Como colocar uma música no Reels?

Existem diversas opções de áudio para um Reels no Instagram. Dá para publicar com o áudio original da gravação, mas também dá para colocar o som de outro criador de conteúdo, além de usar músicas. Na primeira opção, o nome de usuário de quem gravou aparece na parte de baixo. Já áudios de outros usuários, é preciso salvar. Viu um Reels e gostou daquela narração?

Veja como salvar o áudio:

  1. Clique no quadrado com a imagem no canto inferior direito da tela.
Imagem: Reprodução

2. Em seguida, é só apertar em ‘Salvar áudio’.

Imagem: Reprodução

3. Lembra dos menus do canto esquerdo? Para usar o áudio salvo em uma publicação sua, clique na nota musical e aperte em ‘Salvos’. Então, é só selecionar a narração desejada para o seu post.

Imagem: Reprodução

Usando música:

Mas, se o que você quer é realmente a música, os passos são os seguintes:

  1. No ícone de nota musical, digite o nome da música ou cantor para achar a canção que quer colocar em seu Reels.
Imagem: Reprodução

2. Ao escolher a canção, o Instagram volta para a tela de gravação ou importação de vídeo. Mas, antes, vai mostrar uma barrinha para que você escolha o trecho da música que vai usar no vídeo.

Imagem: Reprodução

Também dá para gravar uma narração, adicionar efeitos sonoros e editar cada tipo de áudio usado para criar a publicação ideal. Em seguida, é só apertar o botão ‘Concluir’.

Como colocar legenda no Reels?

Infelizmente, a opção de deixar o texto no vídeo do Reels ainda não é nativa da rede social para quem fala português. O Instagram disponibiliza as legendas automáticas inseridas nas imagens apenas em inglês (e as opções de fonte são iguais as das letras de música)

Assim, existem duas opções. A primeira é usar as legendas automáticas de acessibilidade. O que dá para fazer também é utilizar aplicativos de terceiros para o processo. O mais popular é o Capcut.

Legendas de acessibilidade:

  1. Com o Reels pronto, antes de publicar, você vai clicar na opção ‘Configurações avançadas’.
Imagem: Reprodução

2. Em seguida, ative a função ‘Mostrar legendas’. Assim, seu vídeo terá o texto gerado automaticamente.

Imagem: Reprodução

3. Caso queira adicionar as legendas em um vídeo já publicado, selecione a publicação e clique nos três pontinhos, localizados no canto inferior direito da tela.

Imagem: Reprodução

4. Aperte em ‘Editar’.

Imagem: Reprodução

5. Mais uma vez, vá em ‘Configurações avançadas’.

Imagem: Reprodução

6. Ative a opção ‘Legendas automáticas’. Depois é só voltar e apertar em ‘Concluir.

Imagem: Reprodução

Como fazer Reels com fotos?

O procedimento para fazer um Reels com foto é bem similar. Basta ir até a parte de publicar e acessar sua galeria. Ao escolher cada foto desejada, o Instagram permite que o usuário selecione por quanto tempo aquela imagem vai aparecer no decorrer do vídeo. Repita o processo até ter todas as fotos desejadas.

Infelizmente, diferente do TikTok, o Instagram ainda não tem uma ferramenta de sincronização, que faz com que a foto acompanhe o ritmo da música. Mas, alguns perfis dedicados ao post de Reels ensinam quanto tempo cada foto precisa ter para algumas músicas selecionadas.

Onde fica o rascunho do Reels?

Se passou por todos os processos, mas ainda quer editar algo ou não deu tempo de acabar, não precisa se preocupar. Dá para salvar Reels como rascunho. Toque na setinha do post que está fazendo e clique em ‘Salvar como rascunho’, no Android, ou ‘Prévia’ > ‘Compartilhar em’ e ‘Salvar como rascunho’, no iPhone.

Para encontrar depois é bem simples. Arraste a tela para a direta, como se fosse fazer uma nova publicação e clique na parte de Reels. Depois, arraste para cima, como se fosse buscar algo na galeria.

  1. Os rascunhos vão aparecer nas primeiras opções.
Imagem: Reprodução

2. Também dá para chegar lá acessando seu perfil e clicando no símbolo de Reels. Mais uma vez, os rascunhos estarão nas primeiras posições.

Imagem: Reprodução

Pronto! Agora você já sabe como fazer um Reels para o Instagram. Ah, e depois que compartilhar a publicação, dá para responder a comentários das pessoas com um novo vídeo. A resposta terá uma figurinha com o comentário, nome de usuário e a foto de perfil de quem comentou.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!