Considerada, como dizem por aí, uma pergunta de milhões, todo mundo já pesquisou em algum momento no Google se chocolate causa mesmo espinhas. O alimento, considerado sinônimo de felicidade, é um dos mais consumidos no mundo e também o mais procurado pelas mulheres no período da TPM – respondemos aqui a relação do chocolate e o período menstrual.

Contudo, segundo reportagem do O Globo, o doce realmente pode ser responsável pelo surgimento de algumas espinhas. De acordo com o dermatologista Marcelo Arnone, o chocolate tem, sim, relação com a piora da acne

período menstrual
Chocolate causa mesmo espinha? Imagem: ViDI Studio/shutterstock

O motivo é o alimento ter alto índice glicêmico, que é o valor que indica a velocidade com que os alimentos que contêm carboidrato liberam a glicose (açúcar) no sangue. Neste grupo, também se incluem outros doces, bem como massas, arroz branco, pão branco, batata e bolachas. O consumo desses alimentos promove a rápida liberação de insulina. 

“A insulina é um hormônio relacionado à absorção de glicose do sangue para as células do nosso organismo. Esses picos de insulina vêm sendo relacionados com a piora da acne em alguns indivíduos, por estimularem a produção de secreção pelas glândulas sebáceas”, explicou Arnone. 

publicidade

Leia mais! 

Então não posso comer chocolate? Calma! O médico acrescentou que isso não significa que se deva parar o consumo de chocolate, mas equilibrar e optar pelas opções com maior teor de cacau. Cuidados com a pele, como os famosos skincare, também são recomendados. 

“A ingestão de chocolate não deve ser proibida, mas deve se preferir os com maior teor de cacau, que geralmente têm menor índice glicêmico. Devemos adotar hábitos saudáveis de alimentação. [e] O rosto deve ser lavado de uma a duas vezes com água morna para fria e usar sabonetes apropriados. Devem ser evitados escovas faciais elétricas e esfoliações frequentes”, concluiu o especialista. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!