Medicina e Saúde

Varíola dos macacos: total de casos no Brasil sobe para 37

30/06/22 11h09
Varíola dos macacos têm sintomas diferentes atualmente

Imagem: Lightspring / Shutterstock

O número de casos de varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil chegou a 37, segundo informações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. A pasta confirmou, na quarta-feira (29), o sexto caso no estado. 

Segundo informações da Agência Brasil, Minas Gerais também confirmou seu primeiro caso da doença. O paciente é um homem com 33 anos, que esteve na Europa no período entre 11 e 26 deste mês. Segundo a Secretaria de Saúde mineira, trata-se de um caso importado. 

Leia mais! 

“O paciente está estável, em isolamento domiciliar. Os contactantes estão sendo monitorados e, até o momento, não houve identificação de caso secundário”, informou nota oficial. 

Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo tem 28 casos confirmados, que se somam aos dois registros no Rio Grande do Sul, os seis no RJ e o primeiro de Minas Gerais. 

Varíola dos macacos: total de casos no Brasil sobe para 37. Imagem: diy13 / Shutterstock

Na última sexta-feira (24), o Brasil registrou os primeiros casos de transmissão local. Os pacientes foram identificados no Rio de Janeiro e, diferentemente da grande maioria dos diagnosticados, não possuíam histórico de viagem internacional, classificando-os como casos autóctones. Além deles, mais três pacientes em São Paulo também entraram para a lista de transmissão local. 

De acordo com atualização mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), já são 3.413 diagnósticos de varíola dos macacos em 50 países. Ao todo, o Brasil notificou 90 casos suspeitos desde que o Ministério da Saúde tornou o registro obrigatório. Desses, 50 já foram descartados. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Deixe sua opinião
Tags