O computador se consolidou como uma importante ferramenta de trabalho, especialmente nos últimos dois anos, período em que o home office ganhou força por conta da pandemia da Covid-19.

Ainda assim, há limitações em alguns casos. Em notebooks com tela pequena, por exemplo, o uso de um segundo monitor externo é uma boa ideia para dar um ‘boost’ na sua produtividade.

Basicamente, o usuário fica com mais espaço para organizar suas janelas e aplicativos na sua área de trabalho. A boa notícia é que a maioria dos notebooks ou desktops possuem até mais de uma entrada disponível justamente para isso.

Como veremos a seguir, o sistema operacional — seja o Windows, macOS ou Linux —, também possui ajustes que permitem customizar o comportamento da segunda tela. Veja abaixo mais detalhes de como tirar proveito do recurso no seu dispositivo.

publicidade

Veja também:

Atenção para as entradas do monitor e do computador

Antes de começar, saiba que tanto os computadores quanto os monitores possuem entradas específicas. Listamos os padrões mais comuns abaixo.

As entradas mais antigas são as DVI e VGA. Ambas foram o padrão da indústria por muito tempo antes de o sinal analógico ser substituído pelo digital. Tanto é que você não encontra mais entradas nesse padrão com tanta facilidade em monitores ou notebooks mais recentes. 

Se este for o seu caso, não desanime, é possível encontrar adaptadores no mercado que permitem usar um monitor antigo em um PC mais novo (ou vice e versa).

Entradas HDMI, DVI e VGA na parte traseira de um monitor. Imagem: antos777/Shutterstock

Atualmente, a entrada mais comum é a HDMI, que aparece nas TVs, videogames, placas de vídeo, etc. Uma das vantagens é que essa conexão transmite sinais de vídeo e áudio pelo mesmo cabo, além de suportar imagens em 4K e taxas de atualização mais elevadas.

Partindo para outros tipos de conexão, temos o padrão DisplayPort, que aparece mais nos computadores e notebooks. Por fim, a mais atual da lista é a entrada USB-C, muito comum nos smartphones, com suporte tanto para carga de energia como transmissão de dados. 

Alguns monitores e computadores, entretanto, contam com variações dessa última entrada, algumas podem conseguir transmitir vídeo e som e outras não, nesse caso é bom verificar as especificações do seu PC para conferir se a função está disponível. 

Como usar um segundo monitor no Windows

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as entradas dos monitores e do computador, é hora de botar a mão na massa. Primeiro, use um dos cabos disponíveis para conectar o seu PC ou portátil na segunda tela.

Quando ligar a máquina pela primeira vez, provavelmente a tela irá piscar, o que significa que o seu monitor foi reconhecido pelo Windows automaticamente. Para fazer mais ajustes, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e depois em ‘Configurações de exibição’.

Como usar um segundo monitor no Windows

Por aqui, você consegue organizar o posicionamento das telas com o mouse na área em destaque ou fazer outros ajustes mais abaixo.

Como usar um segundo monitor no Windows
Imagem: Reprodução

Em ‘Várias telas’, por exemplo, você pode duplicar a mesma imagem nos dois monitores, mostrar a imagem apenas em um ou outro e pode estender a imagem, a opção que aumenta o espaço da sua área de trabalho.

Imagem: Reprodução

Se preferir, o atalho tecla Windows + P também permite alterar as configurações da imagem entre os dois monitores de forma ainda mais rápida.

Atalho Windows + P também permite acessar os ajustes de tela. Imagem: Reprodução

Pronto! Agora você já sabe como usar mais de uma tela no seu computador.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!