Veículos e Tecnologia

Iate elétrico de 15 metros recarrega as baterias enquanto navega

01/07/22 15h40
Iate de frente, no mar

Baseado em seu modelo X4⁹, a dinamarquesa X-Yachts está desenvolvendo um iate elétrico capaz de recarregar suas próprias baterias enquanto navega. Além dessa competência que beneficia o uso de energia limpa, o X4⁹E também ganhou atualizações em várias áreas, como sonda e eletrônica.

Seu sistema de propulsão é fornecido pela empresa finlandesa Oceanvolt, com dois pods de motor ServoProp SD10 de 10 kW instalados no iate de 15 metros e 12 toneladas. Funcionando em 48 V, cada um é montado em cada lado do compartimento do motor tradicional, abaixo dos beliches da cabine.

Leia também:

Imagem: Divulgação X-Yachts

Essa solução com dois motores atende a dois propósitos, segundo o estaleiro: mais potência e maior segurança por meio de redundância. O banco de baterias de lítio tem uma capacidade de 28,8 kW, recebendo o apoio de um gerador a diesel Fischer Panda de 11 kW – mas só quando necessário fazer uso de algo a combustão.

Navegando e recarregando

Imagem: Divulgação X-Yachts

Sobre o alcance do iate somente com energia elétrica pura, muito depende da velocidade de navegação e de outros fatores, como vento e estado do mar. Porém, a X-Yachts afirma que, em condições calmas, o veículo faz 42 km (22,7 milhas náuticas) a um pouco mais de 9 km/h (5 nós).

Quando entra em cena a capacidade de regeneração do iate elétrico, um sistema de propulsão atua, baseado nas hélices rotativas. O X4⁹E pode produzir até 3,5 kW sob vela, ao navegar em velocidades acima de 14,8 km/h (ou seja, superiores a 8 nós).

Assim, cerca de oito horas nessas condições equivalem a baterias vazias ficando cheias. O iate elétrico ainda vem equipado com painéis solares para alimentar a iluminação, seus sistemas de navegação, equipamentos portáteis elétricos e eletrônicos e por aí vai.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Deixe sua opinião
Tags