Veículos e Tecnologia

Monte como quiser: bicicleta parece um “brinquedo Lego”, com peças intercambiáveis; assista

Por Ronnie Mancuzo, editado por Acsa Gomes
01/07/22 12h38, atualizada em 05/07/22 15h14
O vídeo está sendo carregado - aguarde...

Uma bicicleta extremamente modular inspirada nos blocos de brinquedo Lego está sendo desenvolvida para oferecer peças intercambiáveis, de modo que o próprio ciclista vai conseguir “criar” seu modelo. Ou seja, a pessoa poderia facilmente fazer com que sua mountain bike se transforme em uma BMX, ou ajustar sua bicicleta elétrica para um modelo comum, mas com pneu gordo.

Essa é uma ideia da Assault Dynamics, que está buscando financiamento coletivo para continuar com os trabalhos. No Kickstarter e no Kickbooster, a empresa resume a apresentação de sua criação em “máquinas construídas em uma arquitetura modular aberta que permite uma personalização radical em design, trem de força e desempenho”.

Imagem: Divulgação/Assault Dynamics

Leia também:

Basicamente, o perfil modular da bicicleta “Lego” permite o compartilhamento de componentes-chave para cada uso, já que todas as peças podem ser “encaixadas” nos modelos disponíveis. Com as devidas partes em mãos, os clientes podem personalizar e atualizar suas magrelas até o último componente, do quadro aos pneus, amortecedores, guidão, assentos e assim por diante. Dê uma olhada no vídeo da empresa no YouTube:

Montando, desmontando e trocando peças da bicicleta Lego

Segundo a Assault Dynamics, são mais de 20 designs de quadros protegidos por patente acompanhados de mais de 100 acessórios. Tudo para usar com rodas em versões BMX, Mountain e “fat”, com motorização elétrica ou não, em versões hardtail (duras) ou com suspensão total. Conforme a definição aplicada, a bicicleta altera comprimento, altura, peso e por aí vai, com os quadros em opções diferentes de largura para acomodar adequadamente cada tipo de pneu, por exemplo.

O acabamento dos componentes recebe um revestimento com pó em cores brilhantes, para se assemelhar aos blocos de construção Lego que inspiraram a ideologia da empresa de design “Building Block, Open Modular Architecture”. Há ainda um aplicativo em desenvolvimento para celular, onde os donos dessas bicicletas podem entrar em contato com outros usuários para fazerem trocas de peças.

Uma versão mais acessível da bicicleta nas plataformas de financiamento coletivo requer uma reserva de US$ 2.100 (R$ 11.188 em conversão direta hoje, 01). Por ora, a data de entregas está programada para a partir de abril de 2023.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Deixe sua opinião
Tags