Julho é um mês historicamente importante para a astronomia. Foi em julho de 1969, por exemplo, que o homem pisou pela primeira vez na Lua. Este ano, o mês reserva algumas surpresas, como a maior superlua de 2022, conhecida como “lua dos cervos”, o lançamento de uma missão de abastecimento da SpaceX e ainda o cometa K2, que poderá ser visto da Terra.

Veja abaixo nosso calendário astronômico de junho com os eventos mais importantes. Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com sua posição no país.

publicidade

Calendário Astronômico de julho

7 de julho: Itália na parada! A Agência Espacial Italiana lança o satélite LARES 2, para realizar o rastreamento do solo. O satélite sairá a bordo do foguete Arianespace Vega C, em seu voo inaugural. A missão deveria ter ocorrido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia e será retomada apenas neste mês.

 7 e 8 de julho: No mesmo dia a SpaceX usa o famoso centro de lançamento Kennedy Space Center, na Flórida (EUA), para lançar mais um lote dos satélites Starlink usando um de seus foguetes retornáveis Falcon 9. Já no dia 8, a startup de Elon Musk faz mais um lançamento de seus satélites de internet, dessa vez do Vandenberg Space Force Base, na Califórnia.

publicidade

13 de julho: Dia da maior superlua de 2022. A Lua cheia de julho é conhecida como “Lua dos Cervos” e possui esse nome por conta dos chifres que crescem na cabeça dos cervos nessa época do ano nos Estados Unidos. A superlua é visível a olho nu e faz o satélite natural da Terra ficar maior e mais brilhante quando visto daqui. A Lua cheia começa às 15h38 (horário de Brasília).

Imagem: Reprodução/Vox

14 de julho: A SpaceX lança a missão de reabastecimento de carga Dragon CRS-25 para a Estação Espacial Internacional do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. A missão foi adiada diversas vezes, mas está confirmada para o dia 14. Esse é o 25º lançamento de reabastecimento do contrato da empresa com a agência espacial americana.

publicidade

A cápsula Dragon não tripulada responsável pelo envio de mais de duas toneladas de carga ao laboratório orbital será lançada no topo de um foguete Falcon 9, cujo primeiro estágio fará uma aterrissagem vertical em uma das balsas de pouso da SpaceX estrategicamente posicionada no Oceano Atlântico. 

Imagem: SpaceX

14 de julho: Segundo a Organização EarthSky, uma plataforma norte-americana de informações sobre o céu, o cometa K2 vem se aproximando da Terra em direção ao Sol e poderá ser visto este mês.

publicidade

Cinco anos depois de identificado, o corpo gelado está finalmente se aproximando da Terra, para deleite dos observadores amadores, que poderão enxergá-lo nitidamente em seus binóculos e telescópios no dia 14 de julho. Depois, ele segue sua viagem rumo ao Sol, de onde deve se aproximar mais intimamente no dia 19 de dezembro.

Imagem: NASA/ESA /A. Feild (STScI)

O cometa vai se tornar visível por volta das 18h49 ao leste. Ele deve atingir o ponto mais alto no céu às 21h39 e ficará observável até às 02h11.

28 de julho: Chegada da Lua nova por volta das 14h55 (horário de Brasília)

Leia mais:

Outros eventos previstos para julho sem data confirmada

  • O primeiro voo de teste orbital  da nova versão do foguete Super Heavy. A missão vai viajar ao redor do mundo em uma volta quase completa. O evento, no entanto, tem grandes chances de ser adiado como já aconteceu anteriormente. 
  • Mais um lançamento dos pequenos satélites CubeSats para a missão TROPICS da NASA. A constelação de satélites é usada para mapear eventos ambientais, como ciclones.
  • Um foguete chinês Longa Marcha 5B vai lançar o módulo de laboratório Wentian, o segundo elemento principal da estação espacial chinesa em órbita baixa da Terra. 

Extra

12 de julho: Divulgação das primeiras fotos do telescópio espacial James Webb. Agência Espacial Europeia (ESA), uma das agências responsáveis pelo projeto do Telescópio Espacial James Webb anunciou que irá divulgar as primeiras fotos coloridas captadas pelo telescópio lançado em dezembro.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!